29 maio • 2018

Zanzibar – As praias mais paradisíacas da África – Tanzânia

Sabe aquele lugar paradisíaco, com a água azul turquesa de doer a vista e areia branquinha? Assim são muitas das praias encontradas em Zanzibar. Desde que eu vi uma foto pela primeira vez, já tinha certeza que precisaria conhecer essa ilha.

Zanzibar, além de praias lindas, é exótica e muito rica culturalmente. Principalmente Stone Town, que é o ponto de chegada na ilha. Escrevi um post com todas as dicas e o que fazer na Cidade de Pedra

Pra quem também está buscando um destino pra lua de mel, super recomendo. Tem hotéis e resorts incríveis com tudo para tornar essa viagem ainda mais especial.

 

Leia outros posts sobre a Tanzânia:

 


O LUGAR


Zanzibar é uma ilha que fica na costa leste da África e, junto com Pemba Island, faz parte do Arquipélago de Zanzibar, na Tanzânia. É conhecida mundialmente como a ilha das especiarias por sua cultura antiga (que ainda persiste) de cultivo de cravo, açafrão, gengibre, baunilha e muitos outros temperos.

Nesse post  sobre Stone Town, dei uma explicação bem completa sobre o passado histórico e informações gerais de Zanzibar. Leia aqui!

Por conta de sua localização geográfica e seu passado histórico, a ilha tem uma influência árabe fortíssima. É possível notar com facilidade em vários aspectos, como culinária, arquitetura, etc. Mas o que faz de Zanzibar mais incrível ainda, é a mistura dessa influência árabe com a européia e a própria cultura africana.

Mas já que o assunto desse post são as praias, Zanzibar não vai te decepcionar. Tem praias totalmente paradisíacas, com poucas pessoas, água com coloração muito azul e muita paz! O verdadeiro paraíso.


TRANSPORTE


COMO CHEGAR EM ZANZIBAR

 

Não existe vôo direto do Brasil para a Tanzânia. Por isso, a melhor forma de chegar é através da África do Sul (Johannesburgo). De Johannesburgo existem muitos vôos para a Tanzânia. Tem vôo direto para Dar Es Salaam (principal cidade comercial do país), para Zanzibar e até para Arusha ou Kilimanjaro (base para os safáris no norte do país).

 

  • Se você não voar direto para Zanzibar e estiver em Dar Es Salaam, de lá existem duas formas de chegar na ilha: barco ou avião.

De avião, tem muita passagem baratinha, a partir de U$40 por trecho e por pessoa e o voo só dura 20 minutos. Vale muito a pena, até porque tem uma vista privilegiada aérea do lugar.

De barco, a viagem dura duas horas. O ticket custa U$35 na classe econômica ou U$50 na classe VIP. Existem duas companhias que fazem esse trecho: a Azam Marine e a Fast Ferries.

 

  • Já se estiver no norte do país, existem as seguintes formas de chegar em Zanzibar:

– Voo de Arusha ou do Aeroporto de Kilimanjaro direto para Zanzibar, como eu fiz. O Vôo durou cerca de 2 horas em um avião pequeno monomotor. O bilhete custa em média U$150 por trecho e por pessoa.

– Ônibus de Arusha para Dar Es Salam + barco de Dar Es Salam para Zanzibar. Essa é a forma mais econômica, porém mais perrengue e demorada.  As empresas de ônibus mais conhecidas são Dar Express e Kilimanjaro Express. A passagem com ar condicionado custa aproximadamente U$20,00 e a viagem dura de 10 a 12 horas. Chegando em Dar Es, basta pegar o barco para Zanzibar.

Seja sua ida para Zanzibar de barco ou avião, Stone Town será a sua porta de entrada na ilha de qualquer maneira. Então recomendo imensamente que reserve um tempo para explorar a cidade. Escrevi um post com todas as dicas sobre Stone Town. Leia aqui.

 

>>Pesquise aqui os vôos mais baratos para chegar em Zanzibar:

 

COMO SE LOCOMOVER EM ZANZIBAR

 

A ilha de Zanzibar não é tão pequena e as estradas também não são muito boas, por isso os deslocamentos acabam sendo bem demorados. Partindo de Stone Town, as duas formas principais de ir para as praias são táxi (o jeito mais confortável e mais caro também) ou Dala Dala, que é o transporte público local.

O Dala Dala nada mais é que a versão africana do “pau de arara”, tipo de transporte muito famoso no nordeste brasileiro. A passagem custa aproximadamente U$1,50 e dependendo da hora, fica bem lotado, com pessoas viajando em pé do lado de fora.

Já uma viagem de táxi de Stone Town para Nungwi, por exemplo, custa em torno de U$50, mas o valor pode ser negociado. É possível pegar facilmente táxis na porta do aeroporto de Zanzibar, na rua ou solicitar que seu hotel chame.

Li também sobre um shuttle bus de Stone Town até Nungwi. Mas eu procurei saber os horários e como pegar e não deu muito certo para mim. O meu hotel não sabia bem. Talvez valha procurar saber melhor. O valor era U$10 somente ida, por pessoa.

 


O QUE FAZER


  • Praias

Abaixo as praias que merecem destaque:

Nungwi: eu diria que é a mais turística de Zanzibar, com mais estrutura de bares, restaurantes e hotéis.  Fica na parte norte da ilha e foi onde encontrei a água mais turquesa de todas! Sabe aquele azul de doer a vista e parecer de mentira? É aqui!

Vale conhecer o aquário natural Mnarani. É um projeto de conservação das tartarugas marinhas e é possível alimentar e até ver a soltura de tartarugas na praia. Tem também o Baraka’s Turtle Aquarium. Nele é possível nadar em um aquário natural com várias tartarugas, mas essa é apenas uma instituição comercial.

 

Imensidão de azul em Nungwi | Foto: Mari Veronez

 

Zanzibar - as praias mais bonitas - Nungwi - Todas as dicas

Praia de Nungwi | Foto: Mari Veronez

Zanzibar - as praias mais bonitas - Nungwi - Todas as dicas

No pier do hotel Essque Zalu – Praia de Nungwi | Foto: Mari Veronez

Zanzibar - as praias mais bonitas - Nungwi - Todas as dicas

Água quentinha e mar turquesa | Foto: Mari Veronez

As praias mais bonitas de Zanzibar - Nungwi - Todas as dicas e roteiro

Praia de Nungwi | Foto: Mari Veronez

As praias mais bonitas de Zanzibar - Nungwi - todas as dicas e roteiro

Praia de Nungwi | Foto: Mari Veronez

Kendwa: não conheci, mas fica 3 km ao sul de Nungwi e tem um vilarejo menor, com menos estrutura. Porém tem começado a ficar desejada principalmente pelos jovens. Pois a praia também é linda, boa para mergulho e snorkel e possui “vida noturna”. O hotel Kendwa Rocks faz mensalmente a famosa Full Moon Party e é o point para quem quer curtir.

Pingwe: praia onde fica o restaurante famoso chamado The Rock. A praia sofre ainda mais que Nungwi a variação de maré alta e maré baixa, fazendo a paisagem mudar bastante ao longo do dia. Mas é linda, tem um pequeno vilarejo e é muito sossegada. Ótima opção pra quem quer descansar.

Pingwe - Zanzibar - Dicas de viagem - Praia mais bonita

Pingwe | Foto: Mari Veronez

Pingwe - Zanzibar - Dicas de viagem - Praia mais bonita

Pingwe | Foto: Mari Veronez

Pingwe - Zanzibar - Dicas de viagem - Praia mais bonita

O lindo colorido de Zanzibar | Foto: Mari Veronez

Pingwe - Zanzibar - Dicas de viagem - Praia mais bonita

Pingwe | Foto: Mari Veronez

Pingwe - Zanzibar - Dicas de viagem - Praia mais bonita

Pingwe | Foto: Mari Veronez

Pingwe - Zanzibar - Dicas de viagem - Praia mais bonita

Crianças locais brincando na praia | Foto: Mari Veronez

Jambiani: a praia mais ao sul de todas as citadas. Não conheci, mas me pareceu muito bonita. Tem um vilarejo e estrutura de hotéis mais em conta, então também atrai alguns mochileiros, apesar de ser um lugar mais sossegado.

 

A população de Zanzibar é de religião islâmica, porém estão bem acostumados com turistas usando roupa de banho nas praias. Mas caso vá passear ou visitar um vilarejo, é de bom tom (até para evitar olhares estranhos) cobrir-se para respeitar a cultura local.

 

  • Sunset Dhown Cruise:

Dhow é um tipo de embarcação utilizado na costa da Tanzânia. São barcos construídos manualmente com madeira exótica e uma espécie de vela, e sua técnica de construção foi herdada dos árabes.

Os passeios nesses barcos típicos são bem comuns e muito interessantes de serem feitos, porém se puder, faça um passeio específico para ver o pôr do sol em um desses barquinhos, no mar. Tenho certeza que não irá se arrepender. O passeio sai as 16h30 e volta 18h30. Inclui bebida (cerveja e vinho) e snacks.

Preço quando pesquisei: U$35 por pessoa, mas pode ser negociado.

Dhow Cruise em Zanzibar | Foto: Pxhere

  • Mnemba Island:

Esse é um passeio de barco “dhow” que sai do vilarejo de Nungwi. É considerado o melhor snorkel pra se fazer em Zanzibar. Na verdade, Mnemba Island é uma ilha privada que pertence a um hotel bem luxuoso. Então não é permitido pisar em suas terras. Mas o barco ancora, as pessoas fazem o snorkel e depois o barco vai para uma praia na ilha principal, em frente. Lá é servido o almoço e tem um tempo para curtir a praia. Achei o almoço super fraquinho, então vale levar um belisquete e deixar para almoçar na volta. Acho esse passeio imperdível. Ahh, também vimos vários golfinhos em alto mar. O preço foi U$40 por pessoa.

Mnemba Island - Snorkel em Zanzibar - O que fazer, todas as dicas e roteiro

Mnemba Island | Foto: Mari Veronez

Zanzibar - Mnemba Island - O que fazer, todas as dicas

Praia “em frente” a Mnemba Island | Foto: Mari Veronez

Mnemba Island Ilha Zanzibar

Praia “em frente” a Mnemba Island | Foto: Mari Veronez

No típico barco Dhow a caminho de Mnemba Island | Foto: Mari Veronez

  • Stone Town:

Stone Town é o centro histórico de Zanzibar. Um lugar que vai te proporcionar uma enorme imersão cultural. Vale super a pena conhecer, até porque será por onde você vai chegar e deixar Zanzibar.

Leia o post com dicas completas do que fazer em Stone Town.

O que fazer em Stone Town - Dicas de viagem

 

Veja abaixo a localização dos lugares citados acima:

 


Restaurante


  • Fish Game Lodge:

Esse hotel fica praia de Nungwi e tem um restaurante incrível. Ficamos hospedados exatamente ao lado deles, por isso fizemos muitas refeições por lá. O hotel é de um casal bem simpático e eles só abrem o restaurante para o jantar. O esquema é bem reservado e diferenciado. Eles cozinham só para as pessoas que reservaram com antecedência. Como eu estava ao lado, passava lá de dia e reservava. Mas acredito que seja simples pedir ao seu hotel para ligar.

Não existe cardápio. Cada dia eles preparam uma comida diferente e você descobre quando está lá. É tudo muito fresco, geralmente com peixe pescado no dia. É simplesmente SENSACIONAL. O preço fixo era de U$35 por pessoa com direito a entrada, prato principal e sobremesa. Bebidas à parte. Posso dizer que, além de maravilhoso, eles servem muita comida (rs), então as vezes nem almoçávamos bem só para conseguir ir no Fish Lodge.

Onde comer dica de restaurante em Nungwi - Zanzibar

  • The Rock:

Um dos cartões postais de Zanzibar, o restaurante The Rock tem uma arquitetura bem diferenciada. O restaurante é construído em cima de uma pedra, dentro do mar. Fica na praia de Pingwe. A comida, propriamente dita, é boa mas nada especial. Mas a vista e a vibe valem muito. Nós fomos duas vezes tomar uns drinks e petiscar no fim da tarde.

Quando a maré está baixa, é possível chegar caminhando. Quando a maré está cheia, tem um barquinho do lado que pode levar, caso não queira se molhar.

Zanzibar, The Rock, dicas e as praias mais bonitas

The Rock na maré alta | Foto: Mari Veronez

As praias mais bonitas de Zanzibar - Dicas e roteiro

Barquinhos que levam ao restaurante The Rock | Foto: Mari Veronez

Zanzibar, The Rock, dicas e as praias mais bonitas

The Rock na maré baixa | Mari Veronez

As praias mais bonitas de Zanzibar - Dicas e roteiro

Drink da cor do mar. Maré baixa | Foto: Mari Veronez

  • Restaurante do Hotel Boutique Matlai:

Esse é o restaurante do hotel que nos hospedamos em Pingwe. Mas eles também recebem não hóspedes e eu recomendo MUITO que você reserve um jantar por lá. O restaurante é pé na areia, pequeno, com poucas mesas e à luz de velas. A comida é simplesmente sensacional. Nós amamos e decidimos jantar aqui as 2 noites em que ficamos hospedados. As fotos estão ruins pois estava escuro, mas a comida estava ótima :D.

Onde comer em Pingwe - Zanzibar - Todas as dicas

Restaurante do Matlai

Onde comer em Pingwe - Zanzibar - Todas as dicas

Restaurante do Matlai

Onde comer em Pingwe - Zanzibar - Todas as dicas

Restaurante do Matlai

 


Hospedagem


As melhores opções de hospedagem em Nungwi

Esse foi o hotel em que fiquei. Meu quarto era uma vila bem frontal com vistão incrível para o mar e piscina. Eu escolhi esse hotel porque as minhas primeiras opções estavam esgotadas, mas acabei gostando bastante e recomendo.

Dica onde ficar hotel Nungwi Zanzibar

Hotel Warere | Foto: Booking

<<Reserve aqui o Warere Beach>>


Hotel 5 estrelas com um pier de acesso ao mar e 3 restaurantes. Pra quem busca luxo, é uma ótima opção.

Onde ficar Nungwi Tanzania Zanzibar dica de hotel

Hotel Essque Zalu | Foto: Booking

<<Reserve aqui o Essque Zalu>>


Para quem quer opções mais em conta, tem o Smiles Beach Hotel, o My Blue Hotel e o The Zanzibari.

Dica onde ficar hotel Nungwi Zanzibar

Smiles Beach Hotel | Foto: Booking

Dica onde ficar hotel Nungwi Zanzibar

The Zanzibari | Foto: Booking

Dica onde ficar hotel Nungwi Zanzibar

My Blue Hotel | Foto: Booking

Ou então pesquise aqui outras opções de hospedagem em Nungwi.

As melhores opções de hospedagem em Kendwa

Esse hotel é um verdadeiro sonho. Mega luxuoso e cada vila tem uma piscina privativa e muito espaço reservado. É uma ótima opção pra quem vai passar lua de mel.

Onde ficar Nungwi Tanzania Zanzibar dica de hotel

Hotel Kilindi Zanzibar | Foto: Booking

<<Reserve aqui o Kilindi Zanzibar>>


Esse é o hotel onde acontece a Full Moon Party. Mas mesmo quando não tem a festa, acontecem outros eventos de entretenimento e música ao vivo. É ótimo para jovens e quem está procurando lugar com movimento noturno.

Onde ficar em Zanzibar

<<Reserve aqui o Kendwa Rocks>>

Ou então pesquise aqui outras opções de hospedagem em Kendwa.


As melhores opções de hospedagem em Pingwe

Recomendo muito!! Esse é o hotel que nos hospedamos e tem tudo o que eu mais amo: pequeno, intimista, luxuoso na medida certa e muito reservado. Excelente para passar dias muito relaxantes. E a poucos passos de caminhada (na areia da praia) do The Rock. 🙂

O hotel é separado em duas “casas”. Na Asili House (a que fiquei), tem apenas 4 vilas. E na Villa Kidosho, só duas. E para dar mais privacidade aos hóspedes, quem está em uma “casa” não pode frequentar a piscina e o espaço da outra. Eles oferecem opção só com café da manhã ou incluindo jantar.

Dica onde ficar hotel Pingwe Rock Bar Zanzibar

Hotel Boutique Matlai | Foto: Booking

Dica onde ficar hotel Pingwe Rock Bar Zanzibar

Entardecer no Hotel Boutique Matlai | Foto: Mari Veronez

Dica onde ficar hotel Pingwe Rock Bar Zanzibar

Café da manhã na varanda do nosso quarto | Foto: Mari Veronez

Dica onde ficar hotel Pingwe Rock Bar Zanzibar

Hotel Boutique Matlai | Foto: Mari Veronez

Onde ficar em Zanzibar - Dicas de hotel - The Rock

Varanda da nossa vila pé na areia | Foto: Mari Veronez

Onde ficar em Zanzibar - Dicas de hotel - The Rock

Banheiro incrível do Matlai | Foto: Mari Veronez

<<Reserve aqui o Hotel Boutique Matlai>>


Fica bem ao lado do Matlai e por um preço ótimo.

Dica onde ficar hotel Pingwe Rock Bar Zanzibar

Baladin Zanzibar | Foto: Booking

<<Reserve aqui o Baladin>>


Dica onde ficar hotel Pingwe Rock Bar Zanzibar

Mnama Beach Bungalow | Foto: Booking

<<Reserve aqui o Mnana Beach Bungalows>>

Ou então pesquise aqui outras opções de hospedagem em Pingwe.

As melhores opções de hospedagem em Jambiani

Onde ficar em Zanzibar - Dicas de hotel - The Rock

<<Reserve aqui o Uzuri Villa>>


Onde ficar em Zanzibar - Dicas de hotel - The Rock

<<Reserve aqui o Jambiani Villas>>


Onde ficar em Zanzibar - Dicas de hotel - The Rock

<<Reserve aqui o Nur Beach Resort>>

Ou então pesquise aqui outras opções de hospedagem em Jambiani.

_____________________________________________________________________________________________________________

Seguro Saúde:

Item indispensável  no planejamento de uma viagem. É daquelas coisas que a gente espera nunca precisar usar, mas que tem que ter “just in case”. Fiz uma parceria com a Real Seguros porque sempre uso e funciona super bem. Eles comparam o preço das seguradoras, assim você escolhe o melhor seguro de acordo com suas necessidades, e eles enviam a apólice super rapidinho. Se você reservar o seu seguro aqui, o blog ganha uma simbólica comissão, mas você não paga nada a mais.

_____________________________________________________________________________________________________________

Veja aqui todos os posts que fiz sobre a Tanzânia:

 

Qualquer dúvida ou sugestão, só deixar mensagem no campo de comentário abaixo.

Meu instagram é mari_veronez.

Bye