O que fazer em Pavones - Costa Rica 03 maio • 2020

O que fazer na Costa Rica – Top 8 programas imperdíveis

A Costa Rica é um país incrível. Se você já leu algum outro post meu, sabe o quanto eu fiquei apaixonada e voltaria para lá. Sabe aquele lugar que junta mar, simplicidade, cachoeira, floresta, trilha, vulcão, montanha… tudo? Com tantas possibilidades, é natural que você fique perdido para montar o roteiro. Veja nesse post o que fazer na Costa Rica: 8 dicas que simplesmente não podem ficar de fora da sua viagem!

LEIA TAMBÉM OUTROS POSTS SOBRE O PAÍS PURA VIDA:

O que fazer

1- O QUE FAZER NA COSTA RICA: SURFAR

O que fazer na Costa Rica - Surf
Surf em Roca Bruja – Créditos: Flickr: Leoboudv

O número 1 da minha lista do que fazer na Costa Rica não poderia ser diferente. Pois se você é surfista, a Costa Rica já esteve ou está na sua lista de desejos. São muitos picos super famosos que fazem a cabeça de quem pega onda, como Pavones, Playa Hermosa, Ollie’s Point, Roca Bruja, Santa Teresa…

LEIA AQUI O POST COMPLETO SOBRE PAVONES

E se você, assim como eu, não surfa, não tem problema. Uma das principais atividades que você encontrará no país é aula de surf para iniciantes. Nada mal aprender a surfar na Costa Rica, né? Eu vi na maioria das praias que passei.

2- O QUE FAZER NA COSTA RICA: VISITAR UM PARQUE NACIONAL

parque manoel antonio o que fazer na costa Rica
Vista do mirante | Créditos: Mari Veronez

A Costa Rica possui 26 Parques Nacionais. O país serve de exemplo para o mundo todo no que diz respeito a políticas de proteção ambiental e turismo sustentável.

VEJA O POST CONTANDO TUDO SOBRE MANUEL ANTONIO

O Parque Nacional Manuel Antonio é o mais famoso deles. Já foi eleito pela Forbes como um dos 10 mais belos parques do mundo. Por isso eu considero imperdível. Nele você vai ver muitos animais silvestres, fazer trilhas e aproveitar praias lindíssimas.

3- O QUE FAZER NA COSTA RICA: MERGULHAR (SNORKEL OU CILINDRO)

Mergulho na Ilha Cocos | Créditos: Flickr: Barry Peters

Para quem já mergulha, a Costa Rica é um prato cheio. A vida marinha do país é riquíssima e os corais e peixes tropicais atraem muitos tipos de animais marinhos. O lado do Pacífico é considerado o melhor para a prática do mergulho.

O destaque fica para a Ilha Cocos, considerada a melhor área de mergulho do país. Mas ela fica a praticamente 500 Km da costa. Por isso, para visitá-la, é necessário que seja em life aboard (um cruzeiro de mergulho). Aqui você vê várias espécies de pelágicos e principalmente o tubarão-martelo.

Bem como Cocos, outros pontos de mergulho que podemos destacar são Ilha Cano, Ilhas Murciélagos, Ilha Catalina, Ilhas Três Hermanas e a região do Parque Mariño Ballena.

Se você não é um mergulhador mas quer fazer a atividade pela primeira vez, existem várias operadoras nas praias do pacífico oferendo o mergulho de batismo.

4- O QUE FAZER NA COSTA RICA: PASSEIOS DE AVENTURA

O que fazer em La Fortuna - Hanging Bridges
Místico Hanging Bridges Park | Foto: Mari Veronez

A Costa Rica é famosíssima pelo turismo de aventura. Nesse sentido, o país oferece diversas possibilidades: tirolesa, canopying (arvorismo), cavalgada, rafting, canoagem, kayak, rapel…

Monteverde e La Fortuna são os lugares que protagonizam a cena dos passeios de aventura. O destaque fica para o Sky Walk (em Monteverde) e o Místico Arenal Hanging Bridges Park (em La Fortura). Ambos oferecerem ao visitantes que caminhem em pontes suspensas no meio de florestas, proporcionando ao mesmo tempo adrenalina e um visual incrível.

ENCONTRE TODAS AS DICAS DE LA FORTUNA AQUI

Já Turrialba oferece um dos 10 melhores raftings do mundo, no rio Pacuare. O programa dura aproximadamente 8 horas e é um considerado um dos trajetos de rafting mais lindos do mundo.

5- O QUE FAZER NA COSTA RICA: SUBIR EM UM VULCÃO

O que fazer na Costa Rica - Subir um vulcão. Vulcão Poás
Vulcão Poás | Créditos: Flickr: Carlos Monsalvez

A Costa Rica é composta por mais de 100 vulcões. A maioria deles já está extinta, porém ainda existem 7 vulcões ativos no país: Arenal, Irazú, Miravalles, Orosí, Poás, Rincón de la Vieja e Turrialba.

O vulcão Arenal é muito famoso e fica próximo ao vilarejo de La Fortuna. Entretanto, não é possível propriamente subir no cume desse vulcão, mas dentro do parque é possível fazer uma trilha até a sua base e ver o caminho percorrido pela lava.

Os vulcões Poás e Irazú, também ativos, ficam bem próximos da capital San José e os dois permitem que o visitante suba e aviste sua cratera. Ambos possuem lindos lagos dentro da cratera, com coloração azul esverdeada devido a alta concentração de enxofre.

6- O QUE FAZER NA COSTA RICA: TOMAR BANHO EM PISCINAS TERMAIS

Hot Spring La Fortuna
Hot Spring do meu hotel em La Fortuna | Foto: Mari Veronez

Que o país tem grande atividade termal, isso nós já falamos no tópico acima. Afinal, com tanto vulcão em seu território, é natural que o país também ofereça piscinas com águas termais naturalmente aquecidas pela atividade vulcânica.

La Fortuna é a cidade que mais oferece acesso a esse tipo de atividade. São várias piscinas termais e um dos lugares mais famosos é o Hotel Tabacón, que oferece day pass para quem não é hóspede.

7- O QUE FAZER NA COSTA RICA: ASSISTIR AO PÔR DO SOL

O que fazer na Costa Rica: pôr do sol em Tamarindo.
Pôr do sol em Tamarindo | Créditos: Flickr

Foi na Costa Rica que eu presenciei um dos mais bonitos pores do sol da minha vida. E foi em Tamarindo. Se você, assim como eu, adora aproveitar essa hora mágica, não deixei de contemplar o pôr do sol na Costa Rica.

SAIBA TUDO SOBRE TAMARINDO

Inclusive aqui nesse site você consegue ver o horário do nascer e pôr do sol em todos os lugares do país. Clique aqui.

8- O QUE FAZER NA COSTA RICA: OBSERVAÇÃO DE BALEIAS

O que fazer na Costa Rica: observação de baleias
Observação de baleias | Créditos: Flickr: Jarkko J

De julho a outubro acontece a temporada de observação de baleias na Costa Rica, mas o mês de setembro é o melhor mês para essa atividade. Por conta da grande concentração de plânctons e pelo ecossistema riquíssimo, a Costa Rica atrai anualmente baleias de diversas espécies que vem dar à luz, como por exemplo a baleia Jubarte, a falsa orca, baleia piloto e baleia-de-bryde.

O país é considerado pela National Geographic como um dos dez melhores do mundo para essa prática. E o destaque fica para o Parque Nacional Marino Balleña, um habitat importantíssimo das baleias jubarte. Bem como a ilha de Cano e a Península de Osa, que também são boas regiões para a observação de baleias.

LEIA AQUI TUDO SOBRE UVITA E O PARQUE NACIONAL MARINO BALLEÑA

ENCONTRE ABAIXO OUTROS POSTS QUE VÃO TE INTERESSAR:

_____________________________________________________________________________________________________________

Seguro Saúde:

Item in-dis-pen-sá-vel  no planejamento de uma viagem. É daquelas coisas que a gente espera nunca precisar usar, mas que tem que ter “just in case”. Não dá para economizar deixando de fazer um seguro, de verdade. Fiz uma parceria com a Real Seguros porque sempre uso e funciona super bem. Eles comparam o preço das seguradoras, assim você escolhe o melhor seguro de acordo com suas necessidades, e eles enviam a apólice super rapidinho. Se você reservar o seu seguro aqui, o blog ganha uma simbólica comissão, mas você não paga nada a mais.

Seguro viagem geral 728x90

_____________________________________________________________________________________________________________

Se você gostou desse post ou tem alguma experiência para compartilhar, deixe um comentário no campo abaixo.