Informações Vacina da Febre Amarela Viagens 26 abr • 2017

Febre Amarela

O Brasil é considerado um país em área de risco de contaminação do vírus. Por isso, muitos países exigem a vacina da febre amarela (e o certificado internacional) para que brasileiros possam entrar em seus territórios. E agora, com o surto da doença em diversos estados brasileiros, alguns países que não exigiam, alteraram o status passando a cobrar a vacina. Esse é o caso do Panamá, Nicarágua, Venezuela, Costa Rica, Equador e Cuba (atualização de 16 de fevereiro de 2017).

 

  • A vacina da Febre Amarela:

    Caso você precise tomar, é importante que seja no mínimo 10 dias antes do embarque para o país de destino. Você pode tomar a vacina da febre amarela em qualquer posto de saúde público ou particular habilitado. Antes, ela tinha validade de 10 anos, mas desde julho de 2016, por uma convenção da OMS (Organização Mundial da Saúde), ela passou a valer para a vida inteira. Isso vale também para quem já tinha tomado antes da mudança.

 

  • CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia):

    Além de se vacinar, muitos países exigem que você apresente o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Pois o simples cartão de vacinação do Brasil não é aceito. Esse CIVP é gratuito e pode ser emitido nos postos da ANVISA. Importante: a ANVISA não aplica a vacina, somente emite esse documento, ok? Porém, desde 2011, algumas unidades de postos de saúde do SUS foram credenciadas e podem emitir também o CIVP, mas apenas para quem se vacina na própria unidade.Resumindo: você tem duas opções. Se vacinar em um posto credenciado e emitir o CIVP lá mesmo, ou então se vacinar em qualquer outro posto de saúde e tirar o CIVP em um posto ANVISA. Veja nesse link quais os postos credenciados para emissão do CIVP.

 

  • Passo a passo para emissão do CIVP:

    Para agilizar o atendimento, eles pedem que você faça um pré cadastro nesse endereço aqui. Basta clicar em “Cadastro Novo” para dar início ao procedimento. Depois, você precisa ir até um posto ANVISA levando o cartão de vacinação com as informações da vacina de febre amarela e um documento de identidade com foto. Para menores de 18 anos, é possível apresentar a certidão de nascimento.

Como o Brasil está muito em pauta em relação a casos de febre amarela, pode ser que mais atualizações aconteçam e novos países passem a exigir o CIVP de brasileiros. Por isso, eu recomendo que antes de viajar, você procure saber se algo mudou. Assim, você terá a certeza de embarcar com todas as exigências, sem correr nenhum risco de não conseguir entrar no país.

A ANVISA disponibiliza uma página com as recomendações ou exigências sanitárias de qualquer país do mundo. Basta clicar nesse link e buscar o país desejado na janela de seleção.

Eu já vi e ouvi várias situações: pessoas não conseguirem embarcar no Brasil por não terem o CIVP. Já vi também pessoas embarcarem apenas com o cartão de vacinação brasileiro e terem que tomar a vacina novamente no país de destino (por não terem o CIVP). E soube também de conhecidos que conseguiram embarcar sem o CIVP, mas foram “deportados” ao chegarem no país de destino . Já pensou, que pesadelo? Então o melhor, para não correr risco de estragar a viagem, é seguir as regras de cada país, principalmente para não colocar sua saúde e de outras pessoas em risco.

Se você quiser mais informações sobre a vacina, o certificado, documentos necessários e etc, basta entrar no Portal ANVISA.

Seguro Saúde:

Aproveitando o assunto saúde, é bom lembrar como um seguro saúde é indispensável no planejamento de uma viagem. É daquelas coisas que a gente espera nunca precisar usar, mas que tem que ter “just in case”. Não dá para economizar deixando de fazer um seguro, de verdade. Uma vez eu precisei e não tinha, por um engano mesmo. E foi uma dor de cabeça, então falo por experiência própria. Tem que fazer! Fiz uma parceria com a Real Seguros porque sempre uso e funciona super bem. Eles comparam o preço das seguradoras, assim você escolhe o melhor seguro de acordo com suas necessidades, e eles enviam a apólice super rapidinho. Se você reservar o seu seguro aqui, o blog ganha uma simbólica comissão, mas você não paga nada a mais.

-> Veja aqui outras dicas para organizar sua viagem!

Ahh, meu instagram é mari_veronez, para quem quiser seguir 🙂

Qualquer dúvida, só deixar um comentário no espaço logo abaixo desse post. 🙂

Beijos

Posts relacionados