04 mar • 2017

Costa Rica – Uvita e Manuel Antonio

Oi pessoal, estou seguindo a minha série de dicas sobre os lugares maravilhosos que conheci na Costa Rica. Nesse post, vou falar um pouquinho (ou muito, rs) sobre dois lugares que eu simplesmente AMEI: Uvita e Manuel Antonio. Os dois Parques Nacionais que conheci nesse país maravilhoso.

Veja também outros posts contando sobre mais destinos na Costa Rica:


Uvita

Saímos de Pavones muito cedo, às 5:00am, e pegamos a estrada sentido Uvita. Nossa intenção era chegar no Norte do Pacífico, mas como o deslocamento é muito longo, colocamos estrategicamente algumas paradas nesse caminho. Uvita é uma delas.

Uma das praias mais bonitas do país, na minha opinião, Playa Uvita fica dentro do Parque Nacional Marino Ballena.

Por quê Marino Ballena?

O Parque tem esse nome por dois motivos: o primeiro deles é que durante as épocas de meados de julho a meados de novembro e dezembro a abril, as baleias jubarte passam por ali durante a migração. Isso faz com que Uvita seja um dos maiores pontos de observação de baleias do país.

O segundo motivo é que, geologicamente, Punta Uvita, que fica dentro do Parque, faz um desenho que muito se assemelha a uma calda de baleia. O que torna o lugar mais lindo ainda e único. Em maré baixa, fica com uma faixa de areia no meio e uma praia do lado direito e outra do lado esquerdo.

Costa Rica - Uvita - Punta Uvita

Punta Uvita; a “Calda da Baleia” | Foto: Costa Rica Experts

Costa Rica - Uvita - Parque Nacional Marino Ballena

Playa Uvita, Parque Nacional Marino Ballena | Créditos: Mari Veronez

Costa Rica - Uvita - Parque Nacional Marino Ballena

Parque Nacional Marino Ballena | Créditos: Mari Veronez

A cidade fica dividida pela estrada principal e a maioria dos hotéis e pousadas fica do lado da colina, no alto da montanha, com uma vista sensacional para o oceano pacífico.

Vista do alto da montanha, no Oxygen Jungle Villas | Créditos: Mari Veronez

Fiquei apenas 1 dia inteiro e uma noite em Uvita, mas foi pouco. Acho que uns 3 dias daria para curtir bastante a região, fazer passeios, conhecer mais praias e grutas, ir a cachoeiras e explorar a cidade. Mas deixo esse gostinho para voltar uma próxima vez e curtir tudo que Uvita tem a oferecer :).

Dicas de hospedagem

> Oxygen Jungle Villas

Esse foi nosso hotel escolhido. Eu já tinha lido sobre ele em um blog e tinha achado lindo. Mas a decisão de ficar nele foi tomada depois de um longo dia de passeio pelo Parque e praia. Vimos uma placa do hotel e decidimos que era ele. Maravilhoso! Pequeno, intimista, acolhedor. Serviço muito bom e com apenas 12 quartos no estilo bangalô.

As vilas tem muita privacidade, com entrada independente. As paredes dos quartos são todas de vidro, o que dá um charme a parte. O prédio principal tem decoração bem no estilo balinês. A piscina é uma delícia, com borda infinita e uma vista estonteante do Parque Nacional e do Pacífico.

Eles têm dois tipos de vila: com vista para o mar ou na floresta. Como decidimos nossa hospedagem em cima da hora, eles só tinham a vila na floresta disponível. Mas posso afirmar que não me arrependi nada. Que delícia ir dormir e acordar cercada de verde, de tucanos e macacos. Um verdadeiro sonho!

O acesso até o hotel é feito por uma subida numa estrada de terra bem esburacada. Mas de qualquer forma não precisamos tracionar nosso carro, então acho que um carro alto, mesmo 4×2, seria suficiente.

Dica de hotel em Uvita - Costa Rica

Curtindo o fim de tarde com a vista incrível do Oxygen Jungle | Créditos: Mari Veronez

Dica de hotel em Uvita - Costa Rica

Oxygen Jungle Villas | Créditos: Mari Veronez

Reserve aqui.

> Kura Design Villas

Essa é uma opção para quem gosta de luxo. Hotel 5 estrelas, com decoração bem contemporânea e também uma vista de tirar o fôlego. Tem uma piscina incrível, spa e restaurante.

Onde ficar Uvita - Costa Rica

Foto Divulgação | Booking.com

Dica de hospedagem em Uvita - Costa Rica

Foto Divulgação | Booking.com

Reserve aqui.

>Vista Ballena

Uma opção bem mais econômica, mas sem abrir mão da vista linda. Também conta com uma piscina incrível para curtir um pôr do sol especial.

Dica de hotel em Uvita - Costa Rica

Foto Divulgação | Booking.com

Onde ficar Uvita - Costa Rica

Foto Divulgação | Booking.com

Reserve aqui.

Ou então PESQUISE AQUI outras hospedagens na região.



Booking.com

O que fazer em Uvita

> Parque Nacional Marino Ballena

O Parque Nacional – com suas praias, a “calda da baleia” (em Punta Uvita), sua fauna e sua flora – é a principal atração da cidade.

O Parque abre diariamente, das 6h as 16h, com exceção de segunda-feira, que fica fechado. O Parque cobra entrada. O valor para não-costarriquenhos é de 3.000 Colones (aproximadamente U$6) por pessoa. O Parque tem 4 entradas. Se você quer ir até a “calda da baleia”, a melhor entrada é a Playa Uvita.

O Parque é muito grande. É possível ir cada dia para uma parte diferente dele, conhecendo outras praias. Como eu não tive muito tempo, acabei conhecendo apenas Playa Uvita, mas o Parque é lindo, realmente impressionante, com uma imensidão de verde, areia e mar. A natureza caprichou muito por aqui.

Dicas: para passar o dia (ou algumas horas), recomendo que levem bastante água, snacks, frutas e sanduíches. Não existe nenhum comércio para vender comida ou bebida por lá. Leve também bastante filtro solar, pois o Parque é uma imensidão de areia, onde faz muito, muito calor.

Costa Rica - Punta Uvita - Parque Nacional

Caminho de Punta Uvita | Crédtos: Mari Veronez

> Cachoeiras

Além de praia, cachoeira é minha outra paixão. AMO!!! Um banho de cachoeira é uma energia tão grande!. Uvita, além de proporcionar ótimos mergulhos no mar, também te proporciona um delicioso banho de cachu.

A Cachoeira Uvita é a mais visita, por conta de ter um acesso mais fácil. Mas também tem a Cachoeira Nauyaca, que fica bem no topo da montanha e precisa fazer uma trilha de uns 5 km. Eu não conheci, mas pelas fotos, parece deslumbrante.

Costa Rica - Cachoeira Nauyaca

Nauyaca Waterfall | Foto: Costa Rica Real State

Costa Rica - Cachoeira Uvita

Cachoeira Uvita | Foto: Ballena Tales

Além dessas duas, tinha uma cachoeira menor dentro do Oxygen, nosso hotel. Demais, né? A trilha começava um pouco depois da entrada do nosso quarto. Incrível!

Costa Rica - Cachoeira Uvita

Cachoeira do Oxygen | Foto: Ballena Tales

> Observação de Baleias

Uvita faz parte da rota de migração das baleias jubartes durante dois ciclos no ano: de meados de julho a meados de novembro e de dezembro a abril. Mas os meses com mais chances de ver as baleias são setembro e outubro. Por isso, Uvita se tornou um ótimo lugar para passeios de observação de baleias. Tem várias empresas que fazem esse tour, como a Bahia Aventuras e a Dolphin Tours.

Nós não fizemos porque não tínhamos tempo e também não fomos exatamente na melhor época. Esse passeio é sempre uma loteria. Não há nenhuma garantia de que se vá realmente ver alguma baleia, mas quando dá certo, deve ser realmente muito impressionante. É comum ver mães com suas baby baleias brincando por perto! Definitivamente é algo que quero fazer ainda. E pelos relatos, mesmo quando não se vê nenhuma baleia, parece ser um passeio legal de fazer, passando por uma famosa gruta da região, indo em praias muito bonitas, fazendo snorkel… e também há a possibilidade de ver golfinhos, tartarugas e outros animais.

> Passeios de aventura e esportes

Uvita não é diferente do restante da Costa Rica. Daqui é possível fazer passeios para andar a cavalo, quadriciclo, kaiak e canoagem, rapel, mergulho e snorkel (Cano Island), stand up e até mesmo surf, em praias vizinhas como Dominical.

Dicas de restaurantes

Uvita é uma cidade pequena e bem rústica. Tem menos opções de restaurante que Jacó, por exemplo. Pelo que eu percebi, na parte “baixa” da cidade, perto das entradas do Parque Nacional, tem um comércio um pouco mais forte, com algumas opções de restaurantes mais roots, bares, etc. Nós almoçamos em um restaurante simples, mas com comida bem gostosa, perto da entrada de Playa Uvita. Não me lembro o nome, mas tinha vários do mesmo estilo, um ao lado do outro.

Nós só tivemos uma noite, então decidimos jantar no restaurante do nosso hotel. Como o hotel é pequeno e bem intimista, eles pedem para reservar com antecedência, pois são poucas mesas disponíveis. Quando não enche, eles abrem para quem não é hóspede também. Vale a pena, pois a comida é bem gostosa e o clima bem acolhedor, à luz de velas, na beira da piscina, uma delícia. Imagino que os outros hotéis também recebam pessoas de fora para o jantar.

Manuel Antonio

Sem dúvida nenhuma, um dos pontos altos da viagem! Eu diria que a ida a esse Parque é im-per-dí-vel. A Playa Manuel Antonio, que fica dentro do Parque, foi considerada a praia mais bonita da Costa Rica. E realmente faz jus a fama. Fora todo o contato com a natureza, trilhas deliciosas e animais silvestres!

Nós fomos para o Parque saindo de Uvita, que dá aproximadamente 1h15m de carro. Mas muitas pessoas fazem essa day trip saindo de Jacó ou Playa Hermosa, que dá super certo também e é mais ou menos o mesmo tempo. Para quem quer ficar hospedado por lá, Manuel Antonio também tem boas opções de hotéis e pousadinhas, além de ser possível acampar dentro do próprio parque, para os mais aventureiros.

Discas de hospedagem

> Arenas del Mar Beachfront & Rainforest Resort:

Hotel sensacional, com praia particular, spa, banheira em todos os quartos e muito próximo do Parque Nacional. Se eu tivesse pernoitado em Manuel Antonio, teria sido minha escolha.

Hospedagem Charmosa Manuel Antonio Costa Rica

Arenas del Mar | Foto: Booking

Hospedagem Charmosa Manuel Antonio Costa Rica

Arenas del Mar | Foto: Booking

Reserve aqui.

> Tulemar Resort:

Uma opção de hotel bem sofisticado, super integrado com a natureza e com uma vista maravilhosa para o verde e o mar. Além de uma piscina bem charmosa.

Onde ficar Manuel Antonio Costa Rica

Tulemar Resort | Foto: Booking

Onde ficar Manuel Antonio Costa Rica

Tulemar Resort | Foto: Booking

Reserve aqui.

> Gaia Hotel & Reserve:

Opção de hotel Adults Only, também sofisticado, com vista para o Parque.

Onde ficar Manuel Antonio Costa Rica

Gaia Hotel & Reserve | Foto: Booking

Dica hospedagem Manuel Antonio Costa Rica

Gaia Hotel & Reserve | Foto: Booking

Reserve aqui.

> Hotel Vela Bar:

Outra opção Adults Only, um hotel super charmosinho e uma opção bem mais econômica, mas com muito conforto.

Dica Hotel Manuel Antonio

Hotel Vela Bar| Foto: Booking

Onde Ficar Manuel Antonio

Hotel Vela Bar| Foto: Booking

Reserve aqui.

Ou então PESQUISE AQUI outras hospedagens na região.



Booking.com

O que fazer em Manuel Antonio

Parque Nacional Manuel Antonio. Esse é o maior atrativo da região. E até mesmo um dos maiores do país. O parque abre de terça a domingo, das 8h as 16h e o valor da entrada é U$16,00 por pessoa. Não esqueça de levar o passaporte.

A dica para conseguir ver muitos animais é chegar de manhã cedo, na hora em que o parque está abrindo. Assim, os animais ainda não se esconderam com o movimento e barulho das pessoas chegando. Mas eu diria que é inevitável ver animais, a hora que for. Nós conseguimos ver guaxinins, lagartos, cobra, macacos, tucanos, pica-pau, etc.

Não é necessário contratar o guia para visita. Todos os caminhos são muito bem sinalizados e é muito fácil andar sozinho por lá. Mas o guia é interessante por conta dos binóculos e por já conhecer e conseguir perceber mais facilmente a presença de algum animal “camuflado” na mata.

Costa Rica - Manuel Antonio - Animais Silvestres Parque Nacional

Animais no Parque | Foto: Mari Veronez

Costa Rica - Manuel Antonio - Animais Silvestres Parque Nacional

Animais no Parque | Foto: Mari Veronez

Costa Rica - Manuel Antonio - Animais Silvestres Parque Nacional

Guaxinim | Foto: Mari Veronez

Costa Rica - Manuel Antonio - Animais Silvestres Parque Nacional

Animais no Parque | Foto: Mari Veronez

Costa Rica - Manuel Antonio - Animais Silvestres Parque Nacional

Animais no Parque | Foto: Mari Veronez

Costa Rica - Manuel Antonio - Animais Silvestres Parque Nacional

Animais no Parque | Foto: Mari Veronez

Costa Rica Manuel Antonio Animais Silvestres

Animais no Parque | Foto: Mari Veronez

> Trilhas

Dentro do parque, tem várias opções de trilha para mirantes, cachoeira (apenas visitação – sem banho) e praias. Nós fizemos uma trilha pouco movimentada para o “Sendero Mirador”, onde foi possível ver muitos animais. E lá de cima, a vista é deslumbrante.

Costa Rica Manuel Antonio Mirante Parque Nacional

Vista do mirante | Foto: Mari Veronez

Costa Rica - Manuel Antonio - Trilha Parque Nacional

Trilha dentro do Parque | Foto: Mari Veronez

Trilha dentro do Parque | Foto: Mari Veronez

> Praias

Sem dúvida, praia é um dos maiores atrativos desse parque, com destaque para Playa Manuel Antonio. Nosso trajeto foi: primeiro a trilha para o mirante, depois a Playa Puerto Escondido, Playas Gemelas e por fim, a Playa Manuel Antonio, onde relaxamos e ficamos até o fim de tarde.

Costa Rica Manuel Antonio Puerto Escondido

Playa Puerto Escondido | Foto: Mari Veronez

Costa Rica Manuel Antonio

Playas Gemelas | Foto: Mari Veronez

Costa Rica Manuel Antonio

Panorâmica da Playa Manuel Antonio | Foto: Mari Veronez

> Passeios de aventura na região:

Nessa região, também é possível contratar passeios de aventura, como arvorismo, tirolesa, canoagem e até uns mais diferentes, como o canopy bike dentro de uma área verde.

Dicas de restaurante

Como eu não dormi e só tive um dia em Manuel Antonio, só conheci um restaurante. De manhã, quando cheguei no parque, comprei um sanduíche e levei uns snacks para poder passar o dia inteiro lá dentro.

Essa é uma boa dica: levar comidinhas. Pois não há nada vendendo lá dentro. Dica 2: cuidado com os guaxinins, que adoram fuxicar as mochilas em busca de comida enquanto os donos estão na água rsrs. Saímos do parque por volta das 17h e aí, sim, paramos em um restaurante na estrada principal para um “almojanta”.

>  El Wagon:

Esse foi o único restaurante que conhecemos. Ele é bem turístico e tem um vagão antigo de trem na frente que é lindo e chama muita atenção. Dentro do vagão também tem mesas e acredito que a noite eles abram para jantar ali dentro. De qualquer forma, o salão principal é enorme e praticamente dentro da floresta. A noite deve virar um point para drinks. Comi uma pizza e o Leo, uma “hamburguesa”. As duas coisas estavam deliciosas.

Para quem está planejando uma viagem para a Costa Rica, eu aconselho que considere esses dois lugares. Em Uvita e Manuel Antônio eu conheci as mais bonitas praias desse país e tive contato com uma natureza exuberante. E o melhor: um fica pertinho do outro.

Veja também outros posts contando sobre mais destinos na Costa Rica:

_____________________________________________________________________________________________________________

Aluguel de Carro:

Alugue seu carro mais barato pela RentalCars. O site faz a busca de várias locadoras de veículo, comparando preços e extras oferecidos. Pela minha experiência, os preços são realmente menores pela internet do que alugando presencialmente na própria locadora, então vale a pena. E alugando nesse link, o blog ganha uma simbólica comissão, mas você não paga nada a mais.

_____________________________________________________________________________________________________________

Seguro Saúde:

Item in-dis-pen-sá-vel  no planejamento de uma viagem. É daquelas coisas que a gente espera nunca precisar usar, mas que tem que ter “just in case”. Não dá para economizar deixando de fazer um seguro, de verdade. Uma vez eu precisei e não tinha, por um engano que cometi. E foi uma dor de cabeça, então falo por experiência própria. Tem que fazer!

Fiz uma parceria com a Real Seguros porque sempre uso e funciona super bem. Eles comparam o preço das seguradoras, assim você escolhe o melhor seguro de acordo com suas necessidades, e eles enviam a apólice super rapidinho. Se você reservar o seu seguro aqui, o blog ganha uma simbólica comissão, mas você não paga nada a mais.

_____________________________________________________________________________________________________________

O meu instagram é mari_veronez, para quem quiser seguir .

Beijinhos e sigo com o “Pura Vida”!

Mari Veronez