19 abr • 2017

Costa Rica – Playa Hermosa e Pavones

Escrevi um primeiro post com as informações gerais sobre a Costa Rica (leia aqui) , com tudo o que você precisa saber. Nesse aqui, eu vou contar um pouquinho melhor as minhas experiências em duas praias do Pacífico Sul e Central por onde passei: Playa Hermosa e Pavones.

Veja aqui todos os posts sobre a Costa Rica:

Nosso vôo do Brasil chegou na capital da Costa Rica, a cidade de San José, mas nós optamos por não ficar nenhum dia lá e partirmos direto para o primeiro destino de praia, afinal, esse era o maior objetivo da viagem.

Alugamos o carro na Alamo, que disponibiliza transfer do aeroporto para a garagem deles, bem pertinho dali, e de lá da garagem já pegamos a estrada para Playa Hermosa.

Use a rentcars para pesquisar e alugar carro pelo menor preço. É sempre bem mais barato que direto na locadora. E você pode comparar o preço e escolher a locadora com menor tarifa.

O roteiro que tínhamos preparado incluía praias de norte a sul do Pacífico, mas a viagem de San José direto para Pavones (o lugar mais ao sul que iríamos) ou direto para Tamarindo (a praia mais ao norte) seria muito longa e cansativa. E também nos faria perder um dia inteiro de viagem nos deslocando. Por conta disso, optamos, em nossa logística, ir fazendo deslocamentos um pouco menores e assim conseguir aproveitar praia em todos os dias, inclusive aqueles em que viajaríamos de carro.

Trajeto San José - Jacó Playa Hermosa

Deslocamento do Aeroporto Internacional Juan Santamaría (SJO) até Playa Hermosa

Bom, dito tudo isso, nossos primeiros destinos no país seriam Playa Hermosa e Pavones, começando por Hermosa. Viajamos aproximadamente duas horas de carro até chegar e só fizemos uma parada no caminho: na famosa ponte do Rio Tarcoles, aquela em que é possível avistar os crocodilos gigantes nadando e pegando um solzinho. Nós sabíamos da existência da ponte, mas não tínhamos A MENOR idéia da sua localização. Não tem erro. Você vai ver um monte de carros parados, pessoas andando pela ponte, tirando fotos, e vai perceber que É ALI! De qualquer forma, para ajudar, a ponte fica no final da estrada 34, quase chegando em Jacó ou Hermosa. Veja a localização: Mirador de Crocodilos.

Crocodilos ponte Costa Rica - Caminho de Jacó, Hermosa e Pavones

Nossos amigos “crocs” | Créditos: Mari Veronez

Crocodilos Costa Rica - Jacó | Hermosa e Pavones

O tamanho dos bichos.

Playa Hermosa

Hermosa é uma praia super extensa e de areias negras. A cidade é um pequeno vilarejo, bem rústico, com ruas de chão e algumas opções de restaurante e pousadinhas, quase todas de frente para o mar, no estilo pé na areia. Fica bem perto de Jacó, que é uma cidade um pouco mais estruturada, com muitas opções de restaurantes, hotéis e lojas. Jacó tem mais estrutura para o turismo, mas Hermosa, na minha opinião, é muito mais charmosa (com o perdão do trocadilho). É muito mais vazia, sendo um ótimo lugar para descansar. Fora que para quem gosta de surf, é O lugar.

Dica de surf: Hermosa é uma praia de beach break com vários picos ao longo da extensão. Tem ondas de direita e esquerda bem pesadas e consistentes. A formação de ondas acontece com a maré cheia e Hermosa acaba sendo bem constante, funcionando em várias direções de ondulação. Geralmente entra o vento maral, então os melhores horários pra caída são de manhã bem cedo e fim de tarde.

hospedagem

Se você, assim como nós, também curte lugares mais simples, contato com a natureza e uma praia mais sossegada, recomendo ficar hospedado em Hermosa mesmo. Mas também é possível ficar hospedado em Jacó e ir curtir a praia ou surfar em Hermosa, pois é bem pertinho e esse bate-e-volta é super possível. Eu optei por ficar em Hermosa.

Tortuga Del Mar:

Essa foi a nossa pousada escolhida. Uma amiga tinha acabado de voltar da Costa Rica quando embarcamos. Ela nos recomendou essa pousadinha em Playa Hermosa e gostamos muito. Hospedagem bem simples, porém pé na areia, quartos limpos e agradáveis, ar condicionado e banho quente, ou seja, tudo o que precisávamos. Além de uma área externa ótima para curtir o fim de tarde, pôr-do-sol e aquele descanso depois da praia. O atendimento também é ótimo. A pousada não tem café da manhã,  assim como muitos lugares por ali, mas tem opções para café da manhã por perto. Os melhores quartos são os do andar de cima, de frente para o mar.

Dica de hotel em Hermosa - Costa Rica

Tortuga Del Mar | Foto: Mari Veronez

Reserve aqui.

> Casa Del Mar:

Casa linda em Hermosa. Super luxuosa e de frente para o mar. Perfeita para grupos grandes ou família.

Casa para alugar em Hermosa - Costa Rica

Casa Del Mar | Foto: divulgação

Dica de hospedagem em Hermosa - Costa Rica

Casa Del Mar | Foto: divulgação

Reserve aqui.

> Hotel Tramonto:

Uma excelente opção econômica em Hermosa, de frente para a praia e com instalações bem novinhas.

Dica de hospedagem em Hermosa - Costa Rica

Hotel Tramonto | Foto: Divulgação

Onde ficar em Jacó - Costa Rica

Hotel Tramonto | Foto: Divulgação

Reserve aqui.

> Best In Jacó Condos at Bahia Azul:

Apart Hotel muito bonito na praia de Jacó. Com ótima estrutura, piscina linda e pé na areia.

Onde ficar em Jacó - Costa Rica

Best In Jacó Condos at Bahia Azul | Foto: divulgação

Reserve aqui.

Ou então PESQUISE AQUI outros hotéis na região.

O que fazer

> Surf, surf e Surf:

Definitivamente, esse é o principal motivo dos turistas em Playa Hermosa. Como eu disse no início do post, Hermosa é um verdadeiro paraíso para surfistas e é uma praia com boas ondas durante todo o ano. Então não importa quando você vai à Costa Rica e Playa Hermosa, você sempre irá encontrar surfistas por lá, em qualquer época do ano. Mas Hermosa é uma praia beeeem extensa e “roots”. Não fica nem de longe cheia.

> Praia e Lounges

Se você, assim como eu, não surfa, não se preocupe. O lugar é ótimo para relaxar e só curtir a praia, ler um livro, tomar uns drinks no lounge da pousada, de frente para o mar. Com um lugar bruto, cheio de natureza desses, não tem como ser ruim. Tem alguns restaurantes com barzinhos e música, ótimos para curtir o fim de tarde e a noitinha (The Backyard, Bowie’s Point). Não dá para deixar de dizer que o pôr-do-sol nessa praia é DEMAIS.

Dica de restaurante em Hermosa - Costa Rica

Créditos: Backyard Hotel | Foto divulgação

Dica de bar em Hermosa - Costa Rica

Créditos: Backyard Hotel | Foto divulgação

> Lojas, Restaurantes e Bares em Jacó:

Jacó é uma cidade bem mais estruturada que Hermosa e fica a apenas 5km de distância. É ótima programação para jantar em ótimos restaurantes, dar um passeio a noite pelas lojinhas de artesanato, lojas de surf, etc. Tem muitos bares legais e animados e até noitada para quem curte.

> Tours: tirolesa, mergulho, cavalgada, “bondinho aéreo” na floresta tropical

A Costa Rica é O lugar do Ecoturismo. Eles fazem turismo ecológico e sustentável como ninguém. E de Playa Hermosa ou Jacó é possível contratar vários passeios desse tipo. Nós não fizemos nenhum, pois ainda iríamos passar muito tempo viajando o país e teríamos oportunidade de fazer a partir de outros lugares. Mas tem muitas opções. Desde mergulho com cilindro até ir àquele Parque Nacional Carara (aquele mesmo da parada para ver os crocodilos) fazer um passeio de barco vendo os bichos beeeem mais de perto. Desde cavalgada à tirolesa. Mas um dos passeios mais legais que eu vi nas redondezas foi um bondinho aéreo no meio da floresta tropical. Deve ser super interessante e, pelas fotos, parece até dar aquela adrenalina (pelo menos para mim, que tenho medo de altura, rs).

O que fazer em Hermosa - Costa Rica

Créditos: Rainforest Adventures | Foto divulgação

> Parque Nacional Manuel Antonio:

Se Playa Hermosa for sua parada mais ao sul da Costa Rica, é uma ótima oportunidade conhecer o Parque Manuel Antonio fazendo Hermosa como base. É aproximadamente 1h15m de carro e a estrada é boa. Se você estiver em Hermosa para o Surf, é possível aproveitar o mar de manhã bem cedo (de 5:30am até 7:30am), ir para Manuel Antonio e ainda voltar a tempo do surf de fim de tarde. Esse Parque é simplesmente IM-PER-DÍ-VEL. Fiz um post explicando tudinho sobre esse passeio. Leia aqui.

Dicas de restaurante

> Bluegrass Cafe:

Uma padaria maravilhosa que fica na estrada principal, bem na entrada de Hermosa. É de um casal de americanos que fazem tudo lá, todos os paezinhos, molhos, etc. É um lugar perfeito para o café da manhã. Tudo delicioso. Nós até compramos uns pães de canela (recomendo) para levar quando fomos embora.

> Rancho Típico:

Fica na estrada entre Hermosa e Esterillos. É bem simples, porém tem uma comida típica INCRÍVEL.

> Jacó Rustico:

É um restaurante “Soda”, que na Costa Rica significa pequeno restaurante familiar que vende comida local e a um custo bem acessível. Geralmente um restaurante desse tipo vende casado – que é como se fosse nosso prato feito – por U$5,00 ou U$6,00, acompanhado de um copo de suco. O preço é muito convidativo, mas o melhor é que só nesses restaurantes você consegue aquele sabor de comida caseira, super temperada e deliciosa. Em Jacó, recomendo esse Rustico. Comida muito gostosa. Apesar do restaurante ser bem simples, eu recomendo até para os viajantes que não estão querendo economizar.

> Graffiti Restro Cafe:

Essa é mais uma opção em Jacó e nós infelizmente não conhecemos, porque acabamos não encontrando. Mas foi muito bem recomendado pelo pessoal da pousada e por outras pessoas que conhecemos. Tem um cardápio variado que inclui pratos vegetarianos, de frutos do mar e até hambúrgueres. Algumas vezes rola música ao vivo.

> Caliche Wishbone:

Ótimo restaurante em Jacó, na rua principal. Também tem um cardápio variado que inclui carnes e até pizzas.

Pavones

Amanhecemos em Hermosa e, logo após o café da manhã, pegamos a estrada sentido Pavones, no extremo sul do país. Como essa época de novembro não é a época boa para ondas em naquela região, nós deixamos a nossa ida para Pavones em aberto. Não reservamos pousada nem nada. Mas aí vimos que, milagrosamente, tinha entrado o swell certo para aquela região e tinha a famosa onda esquerda super longa, então decidimos ir.  O caminho é meio complicado, mas traçamos a rota no waze e chegamos numa boa. São aproximadamente 4h30m de carro, mas com nossa parada, deu umas 5 horas e meia.

Fizemos uma parada em Dominical, que também é conhecido por ter boas ondas. Mas nesse dia estava flat, então acabamos só almoçando por lá, em um pequeno centrinho de restaurantes, e depois seguimos viagem. Aliás, gostei muito desse restaurante e recomendo bastante essa parada. É o Mono Congo. Comemos uma lasanha vegetariana incrível.

Mono Congo - Dominical - Costa Rica

Restaurante Mono Congo em Dominical | Créditos: Mari Veronez

Caminho de Pavones - Costa Rica

Restaurante Mono Congo em Dominical | Créditos: Mari Veronez

Caminho de Pavones - Costa Rica

Estrada de chão a caminho de Pavones | Créditos: Mari Veronez

Costa Rica - Caminho de Pavones

Travessia de ponte a caminho de Pavones | Créditos: Mari Veronez

A praia de Pavones também é de areia bem escura, com a vegetação virgem entrando na praia. É uma beleza rústica, mas me agradou. O fundo é de pedras, o que dificulta um pouco na hora de entrar no mar, se você não tem aquela “sapatilha” especial. Mas eu não tinha e consegui me virar bem.

Playa Pavones - Costa Rica

Playa Pavones | Créditos: Mari Veronez

Playa Pavones - Costa Rica

Playa Pavones | Créditos: Mari Veronez

HOSPEDAGEM

De toda a Costa Rica, Pavones foi o lugar mais “roots” que conhecemos. Pouquíssimas opções de pousada e todas muito, muito simples. É um lugar muito tranquilo, rodeado por natureza e com poucas opções de restaurantes e bares. Não tem nenhuma cidade grande perto de Pavones, então é um lugar pra relaxar, desligar, curtir essa natureza e surfar uma das melhores ondas da sua vida (se você surfa).

> Cabinas de La Suerte:

Assim que chegamos, eu vi que bem ali em frente ao pico de surf tinha um restaurante com dois apartamentos em cima. Fui perguntar se algum deles estava vago e foi por lá mesmo que ficamos. Apesar de bem simples, adoramos. Tinha uma varandinha delícia com rede, de onde dava para ver se o mar estava bom ou não. Era bem limpo, com ar condicionado, água quente e cama boa. A decoração do quarto é bem rústica e colorida. Eu super recomendo esse lugar e ficaria outras vezes nele, apesar da simplicidade. Como não é uma pousada, não tem café da manhã. E o restaurante de baixo estava fechado por ser baixa temporada, mas tem algumas opções bem pertinho para o café, então não era um problema.

Dica de hotel em Pavones - Costa Rica

Crédito: Cabinas de la Suerte | Foto Divulgação

Onde ficar em Pavones

Crédito: Cabinas de la Suerte | Foto Divulgação

Reserve aqui.

> Castillo de Pavones:

Uma hospedagem bem mais luxuosa que a maioria da região, fica a uma caminhada da praia (3 minutos de carro), pois é localizada na parte mais alta. Tem uma linda vista, decoração rústica com um toque refinado e inclui café da manhã.

Dica de hospedagem em Pavones - Costa Rica

Créditos: Castillo de Pavones | Foto divulgação

Onde ficar em Pavones

Créditos: Castillo de Pavones | Foto divulgação

Reserve aqui.

> La Ponderosa Beach & Jungle Resort:

Com várias opções de quarto com preços diferentes, esse é um hotel um pouco mais estruturado que a maioria, além de ser de frente para a praia, em uma ótima localização.

Onde ficar em Pavones

Créditos: La Ponderosa | Fotos divulgação

Onde ficar em Pavones - Costa Rica

Créditos: La Ponderosa | Fotos divulgação

Reserve aqui.

Ou então PESQUISE AQUI outras hospedagens na região.

O que fazer

> Surfe, Stand Up e atividades na praia

Quando entra o swell certo, a praia fica perfeita para surfistas, mas não durante todo o dia. Dependendo da maré, em alguns horários a praia fica com pouquíssimas ondas, o que favorece a prática de stand up ou até quem quer aprender a surfar. É possível encontrar pranchas para alugar. Nós também levamos frescoball e peteca e usamos bastante nos momentos de ócio (rs).

Costa Rica - Playa Pavones

Playa Pavones | Créditos: Mari Veronez

> Tomar banho de rio:

Caminhando um pouco para a esquerda do pico do surfe, tem um rio que desemboca no mar. Segundo os locais, ali não tem perigo de crocodilo, então tomamos banho a vontade. Nada mal enjoar da água salgada e tomar um banho de água doce. O lugar é bem bonito, agradável para ficar tomando sol e curtir um fim de tarde.

Crocodilos são muito comuns na Costa Rica e acontecem ataques com certa frequência. Até mesmo no mar, perto de onde desembocam os rios. Não é para ter medo, apenas atenção e respeitar as sinalizações e o que dizem os locais. Sempre, antes de entrar em algum rio ou até mesmo entrar no mar, é importante perguntar as pessoas se ali tem algum risco, se é comum acontecer.

Costa Rica - Rio de Pavones

Banho de rio em Pavones | Créditos: Mari Veronez

Costa Rica - Rio de Pavones

Rio de Pavones | Créditos: Mari Veronez

Costa Rica - Playa Pavones

Onde o rio encontra o mar de Pavones

> Andar a cavalo:

É possível conseguir cavalos para cavalgar na praia. Nós não fizemos, mas basta procurar algum restaurante ou uma pessoa local, que vão te indicar como fazer.

> Yoga:

Existem 3 estúdios de yoga em Pavones e pode ser uma ótima atividade para ficar ainda mais em contato com a natureza.

Dicas de restaurante

Por ser um lugarejo, Pavones não é tão bem servido de restaurantes. Mas as poucas opções são muito boas.

> La Bruschetta:

Restaurante italiano muito bom. Só abre para o jantar (pelo menos na baixa temporada quando eu fui). Tem uma pizza deliciosa e a massa também é muito boa. Fica um pouco afastado do “centrinho” de Pavones, mas nada mais que uns 5 ou 7 minutos de carro.

> Jolly Roger:

Um bar ótimo para curtir a noite, tomar umas cervejas e comer. A comida é deliciosa!

> Tico Mex:

Restaurante bem simples, de frente para a praia, com um burrito INCRÍVEL, daqueles que dá vontade de voltar muitas vezes. O burrito é muito bem servido. Dá para duas pessoas dividirem.

Veja também outros posts contando sobre mais destinos na Costa Rica:

_____________________________________________________________________________________________________________

Aluguel de Carro:

Alugue seu carro mais barato pela RentalCars. O site faz a busca de várias locadoras de veículo, comparando preços e extras oferecidos. Pela minha experiência, os preços são realmente menores pela internet do que alugando presencialmente na própria locadora, então vale a pena. E alugando nesse link, o blog ganha uma simbólica comissão, mas você não paga nada a mais.

Seguro Saúde:

item in-dis-pen-sá-vel  no planejamento de uma viagem. É daquelas coisas que a gente espera nunca precisar usar, mas que tem que ter “just in case”. Não dá para economizar deixando de fazer um seguro, de verdade. Uma vez eu precisei e não tinha, por um engano mesmo. E foi uma dor de cabeça, então falo por experiência própria. Tem que fazer! Fiz uma parceria com a Real Seguros porque sempre uso e funciona super bem. Eles comparam o preço das seguradoras, assim você escolhe o melhor seguro de acordo com suas necessidades, e eles enviam a apólice super rapidinho. Se você reservar o seu seguro aqui, o blog ganha uma simbólica comissão, mas você não paga nada a mais.

_____________________________________________________________________________________________________________

Hermosa e Pavones:

Dois lugares que realmente passam a verdadeira essência da Costa Rica. Um contato intenso com a natureza, muita rusticidade e ótimo para descansar e relaxar. Sem falar que são os dois destinos mais disputados pelos surfistas. Mas também pode render uma viagem relaxante, com ótimas experiências gastronômicas, mesmo das mais simples para aqueles que não surfam.

Espero que essas dicas possam ajudar a planejar a viagem para a Costa Rica, especialmente para Playa Hermosa e Pavones. Se você já foi para um desses lugares, pode deixar as suas dicas nos comentários abaixo.

Ahh, meu instagram é mari_veronez, para quem quiser seguir 🙂

Beijinhos e “Pura Vida”!

Mari Veronez