14 maio • 2017

Costa Rica – Tamarindo

Seguindo a minha série de dicas sobre os lugares que conheci na Costa Rica, nesse post eu vou falar sobre o mais famoso deles: Tamarindo. Usando Tamarindo como base, também é possível conhecer outras pontos ao norte do país, como Avellana, Playa Negra, Playa Flamingo, Roca Bruja e Ollie’s Point.

Veja outros posts sobre mais destinos na Costa Rica:


O LUGAR


Esse é o lugar, sem dúvida, mais conhecido por turistas no país inteiro. Ganhou até o apelido de “Tamagringo” e não foi à toa. É praticamente destino obrigatório para quem visita a Costa Rica. Tamarindo tem uma enorme ofertas de hotéis (para todos os bolsos), muitos restaurantes, bares, infra-estrutura ótima e também é o lugar mais cheio de turistas por onde passamos. Consequentemente, o mais caro também.

Fica no distrito de Guanacaste, ao norte do país, e nós chegamos de carro vindo de Playa Hermosa (Puntarenas), o que dá aproximadamente 4 horas de viagem. Atenção: existe mais de uma Playa Hermosa na Costa Rica, assim como existe mais de uma Playa Tamarindo. A Tamarindo mais famosa, de que estou falando aqui, fica em Guanacaste. Já a Playa Hermosa mais famosa pelas ondas é a de Puntarenas, ao lado de Jacó. Falo por experiência própria, pois sem perceber, colocamos a Tamarindo errada no GPS e fomos parar em um lugar ermo, sem absolutamente nada (rsrs). Na mesma hora pensamos: não pode ser aqui. Aventuras à parte, Tamarindo deixou uma ótima impressão e a sensação de que deveríamos ficar mais uns 3 dias pelo menos. Ao todo, foram 3 dias e meio e 4 noites por lá

Tamarindo Costa Rica Playa

Playa Tamarindo – O rio e o mar | Créditos: Mari Veronez

Tamarindo é um destino que agrada a tribos diferentes. É bom para os surfistas (mais pelas praias “ao lado” do que pelas ondas de lá), bom para famílias – pois o mar é ótimo para crianças, bom para quem gosta de agito, bares e noitadas e também tem muito a oferecer para casais.

De Tamarindo, é possível conhecer várias praias do norte da Costa Rica. Algumas mais perto, como Playa Grande, Playa Negra, Avellana, Playa Flamingo. Outras mais longe, como é o caso de Playa del Coco, de onde parte o barco para as famosas ondas de Roca Bruja e Ollie’s Point. Vou contar melhor sobre esse passeio daqui a pouco.

  • Playa Avellana:

Fica mais ou menos a 30 minutos de carro de Tamarindo. Não é muito distante, mas a estrada é de chão e bem ruim, o que faz ser mais demorado. É uma praia mais rústica, com poucas opções de hospedagem e muito famosa pelas boas ondas para o surf.

Dicas: não deixe de curtir um fim de tarde no Lola’s tomando uns drinks maravilhosos ao pôr do sol. É um bar/restaurante de frente para o mar com uma vibe incrível. Eles tem uma porca de estimação que é famosa na região e fica “recepcionando” as pessoas rs. Quando uma amiga me contou, achei que fosse brincadeira!!

Caso você queira se hospedar um pouco longe do “tumulto” de Tamarindo, Avellanas pode ser uma boa opção. Veja onde ficar hospedado em Playa Avellana.

Playa Avellana - Costa Rica

Acesso Playa Avellana pelo hotel Cabina Las Olas | Foto: Mari Veronez

  • Playa Negra:

Indo de Tamarindo, essa é a praia logo após Avellanas. Também é bem rústica, sem muitas casas e opções de hospedagem.

Veja onde ficar hospedado próximo a Playa Negra.

Playa Negra Costa Rica

Playa Negra | Foto: Mari Veronez

  • Playa Grande:

Essa praia é continuação da Playa Tamarindo, só que a passagem é dividida por um rio que desemboca ali. Seria muito simples chegar em Playa Grande caminhando desde Tamarindo não fosse uma coisa: crocs!! Sim, muitos crocodilos nesse rio, na parte rasa inclusive. Então é muito importante pegar o barquinho para a travessia. Custa apenas 1 dólar por trecho e é muito rápido. Sem saber disso, quase atravessamos a pé com a prancha porque o barquinho estava na margem oposta e realmente é muito pertinho. Mas na hora (ufaaa, ainda bem), fomos avisados por um local. Depois fomos perceber várias placas de “warning” na areia da praia, nas margens do rio. Essa praia costuma dar boas ondas também. Nós acabamos indo apenas a tarde, depois de voltarmos de outros passeios. Os barquinhos não funcionam até muito tarde, então é importante se certificar do horário do último barco da volta.

Existem algumas boas ofertas de hospedagem em Playa Grande. Mas apesar de ser bem próximo de Tamarindo, o barquinho pode ser um problema para a noite. Quem gosta de agito, sair para jantar ou até mesmo bares, pode ter dificuldade para ir e voltar tarde. De qualquer forma, é uma opção a ser considerada para os que gostam de ficar “fora da muvuca”.

Veja onde ficar hospedado em Playa Grande.

Costa Rica - Tamarindo - Playa Grande

No caminho de Tamarindo para Playa Grande. Esse é o rio que divide as duas praias. | Foto: Mari Veronez

Foto aérea de Tamarindo mostrando o rio que a divide a Playa Grande | Foto: Wikimedia

  • Playa Conchal e Flamingo:

As duas praias ficam uma ao lado da outra e ao norte de Tamarindo, a mais ou menos 40 minutos de carro.

A Playa Conchal é uma das mais lindas da Costa Rica para quem gosta de água clarinha e azul. A areia na verdade é toda de mini conchas, por isso o nome. Conheci uma prainha pequena ao lado de Conchal, mas infelizmente não consegui conhecer Conchal e Flamingo, pois caiu uma chuva torrencial e tivemos que ir embora =/. Foi a única chuva na viagem inteira que atrapalhou um passeio de praia, então não dá para reclamar, considerando que fomos na pior época.

Veja onde ficar hospedado em Playa Conchal.

Playa Conchal | Foto: Tico Times

A Playa Flamingo é linda. Tem areia e água clara e uma vida marinha muito rica. Uma das atividades mais fortes da região é a pesca em alto mar. A praia, apesar de não ser tão desenvolvida quanto Tamarindo, tem oferta de bons hotéis e resorts pé na areia e é um ótimo refúgio para viagens em família.

Veja onde ficar hospedado em Playa Flamingo.

Costa Rica Playa Flamingo

Playa Flamingo | Foto: Go Visit Costa Rica


hospedagem


Aqui em cima, coloquei alguns links com opções de hospedagem nas praias próximas, mas aqui vou dar dicas de onde ficar hospedado na própria Playa Tamarindo. Como eu disse, Tamarindo é o mais caro de todos os lugares da Costa Rica que estivemos, mas ao mesmo tempo, tem uma grande oferta de hotéis que pode se adequar a todos os tipos de viajante.

> Casa Aura

Essa foi nossa opção escolhida. Como nossa viagem tinha um plano um pouco “em aberto”, nós deixamos para reservar em cima da hora e algumas opções com bom custo-benefício já estavam esgotadas.

Nossos requisitos eram preço bom, porém sempre de frente para o mar e sem abrir mão de um conforto mínimo, como ar condicionado, cama confortável e banheiro novo e limpo. E a Casa Aura tinha tudo isso. Eles são parte pousada, parte hostel. O que é bem legal, pois podemos ficar com o conforto de uma pousada em um ambiente super jovem e alto astral de um hostel.

Eles abriram a pousada faz pouco tempo, então as instalações são bem novinhas. A única crítica que tenho é sobre o café da manhã, que é bem simples e são as mesmas opções todos os dias, mas não é um grande problema, já que não falta lugar para tomar café por ali. A localização também é ótima, pois fica de frente para o canto direito da praia e para o rio. Então é perfeito caso você queira aproveitar tanto a Playa Tamarindo, quanto ir para Playa Grande.

Hospedagem barata em Tamarindo Costa Rica

Casa Aura | Foto divulgação Booking

Dica de hospedagem em Tamarindo

Casa Aura | Foto divulgação Booking

Dica de hospedagem em Tamarindo

Casa Aura | Foto divulgação Booking

Reserve aqui.

> Ocho Artisan Bungalows

Essa é uma opção super luxuosa, pé na areia e na melhor parte da praia de Tamarindo. São apenas 7 bangalôs com decoração rústica-chique. O hotel é lindo, com uma piscina maravilhosa de frente para o mar, redes e muito verde.

Dica de hospedagem em Tamarindo

Ocho Artesian Bungalows | Foto divulgação Booking

Onde ficar em Tamarindo

Ocho Artesian Bungalows | Foto divulgação Booking

Reserve aqui.

> Hotel Capitan Suizo

Esse hotel fica entre a Playa Tamarindo e Playa Langosta, que é bem do lado da principal. Hotel lindo pé na areia, com spa, restaurante, bar e decoração rústica. É um dos hotéis mais bem pontuados da região e fica a apenas 200 metros de distância da Playa Tamarindo e a calle principal, onde ficam as lojas e restaurantes.

Dica de hospedagem em Tamarindo

Hotel Capitan Suizo | Foto divulgação Booking

Reserve aqui.

> La Ramona Charming Hotel

Um Hotel Boutique lindo, novinho e super aconhegante. Tem apenas 5 quartos e tem um bom preço, apesar de não ser tão baratinho. A única desvantagem é que fica a uma pequena caminhada de distância da praia e da rua principal.

Dica de hotel em Tamarindo

La Ramona | Foto Divulgação Booking

Reserve aqui.

> Tamarindo Bay Boutique Hotel

Hotel Boutique também pequenininho, “adults only”, super charmosinho e com ÓTIMO custo benefício. Quase foi nosso escolhido, mas acabamos preferindo ficar “pé na areia”. Esse hotel fica a 10 minutos de caminhada da praia e parece ser uma boa opção econômica, sem perder o charme e conforto.

Onde ficar em Tamarindo

Tamarindo Bay Boutique Hotel | Foto divulgação Booking

Reserve aqui.

Ou então PESQUISE AQUI outras hospedagens na região.


O que fazer


> Surfe e Praias

Essa é, sem dúvida, a maior atração da região e o que mais atrai os turistas. Além da própria Playa Tamarindo, tem todas as praias que falei acima e mais algumas. O que não vai faltar é opção de praia para conhecer durante a viagem. Tamarindo tem várias lojas e escolinhas de surfe onde é possível comprar roupas e acessórios relacionados, alugar pranchas (tanto de surfe quanto de stand up), fazer aulas e até mesmo fechar passeios como o de Ollie’s Point e Roca Bruja. A escolinha/camp mais famosa é a Witch’s Rock Surf Camp.

> Parque Nacional Marino Las Baulas

Em Tamarindo também é possível visitar um Parque Nacional. E isso sem ter que se afastar muito da cidade. O Marino Las Baulas é o mais famoso da região e é bastante procurado por quem quer ter contato com as famosas e gigantes Tartarugas Marinhas. Infelizmente não consegui ir, mas nesse Parque é possível conhecer as maiores tartarugas do mundo, que podem chegar a pesar 500 kg. Elas colocam seus ovos na areia entre os meses de outubro a maio.

O Marino Las Baulas ocupa 4 praias: Playa Grande, Playa Langosta, Playa Ventanas e Playa Carbón. O principal ponto de visitação fica em Playa Grande. A praia fica aberta para visitação durante o dia sem custo. Muita gente vai surfar ou apenas aproveitar a praia mesmo. A noite (6pm-6am), a entrada só é permitida com um guia e uma permissão, ao custo de U$25,00 (mas só paga na saída caso tenha conseguido ver alguma tartaruga). Pessoas vistas a noite e sem permissão são multadas.

Costa Rica - Tartaruga - Playa Grande Tamarindo

Tartaruga marinha em Playa Grande | Foto: Flirck

> Pôr do sol na praia

A praia de Tamarindo tem um dos sunsets mais bonitos que já vi. Sem exagero algum. Não deixe de se dar um momento especial para curti-lo. Eu adorava sentar na areia, pedir um mojito e ficar apreciando esse espetáculo :).

> Passeios de aventura e esportes

Assim como a maioria das cidades na Costa Rica, de Tamarindo também é possível organizar vários passeios de aventura e ecológicos: canopying, cavalgada, rafting, canoagem, kayak, rapel, etc. Na rua principal de Tamarindo, tem muitas agências de turismo e é possível organizar esses passeios com qualquer uma delas, a que mais te agradar.

Mas nesse post, vou falar especialmente sobre um tour: surf em Ollie’s Point e Roca Bruja, mundialmente famosos.

Roca Bruja

Fica em Playa Naranjo, bem ao norte do país, em uma área de preservação dentro do Parque Nacional Santa Rosa. A paisagem tem como característica uma enorme pedra que fica no mar, que é o que dá nome ao lugar. Quando venta muito, dizem que o som do vento batendo na pedra faz um barulho bem assustador, como se fosse o de uma bruxa. Por isso o nome Roca Bruja (ou Witch`s Rock). O pico principal do surf fica entre a pedra e a boca do rio.

Costa Rica - Tamarindo - Roca Bruja

Roca Bruja | Foto: Mari Veronez

Ollie`s Point

Também fica dentro do Parque Nacional Santa Rosa e só pode ser acessado de barco. O lugar ficou famoso pelo filme de surf Endless Summer II. Ollie’s é conhecido por suas ondas de direita e tubulares e o pico também fica na boca de um rio.

Costa Rica - Tamarindo - Ollie's Point

Ollie’s Point | Foto: Mari Veronez

Os dois lugares são visitados no mesmo passeio. A melhor forma de ir é fechando direto com uma operadora de turismo em Tamarindo. Eles organizam uma van que sai de Tamarindo até Playa Del Coco e, de lá, um barco que leva tanto para Ollie’s quanto Roca Bruja. O barco geralmente inclui frutas e água e fica de 4 a 5 horas no mar. Esse passeio não é recomendado para quem não surfa, senão será o dia inteiro praticamente dentro do barco. A Witch’s Rock Surf Shop era a que tinha o melhor preço. Quando fomos, o passeio custava U$120,00 por pessoa. Mas infelizmente eles não iam fazer nos próximos dias, porque não tinham pessoas suficientes reservadas.

Quando isso acontece, existe a alternativa de sair por conta própria de Tamarindo, de carro, bem cedo (5am) e dirigir aproximadamente 1 hora até Playa Del Coco. Lá é necessário encontrar um barco que ainda não esteja comprometido com outras pessoas. O preço do barco é geralmente U$350 a U$400 dólares para até 6 pessoas.


Dicas de restaurantes


> Panga’s:

Pertinho da nossa pousada, no canto direito da praia, de frente para o rio. Visual incrível e comida maravilhosa. Não é muito barato, mas vale muito a pena.

> Patagonia:

Restaurante argentino e ótimo para comer uma carne maravilhosa. Fica bem na parte principal de Tamarindo e também tem ótimos drinks.

>  Eat at Joes / El Vaquero:

Os dois são pé na areia e ficam um ao lado do outro. Fazem parte do Witch’s Rock Camp Surf. Eles tem uma comida boa, mas são ótimas pedidas para curtir o sunset e tomar uns drinks.

> Sprout:

Em frente ao Witch’s Rock, tem sanduíches maravilhosos!

> La Esquina:

Pizza na lenha incrível!

Veja também outros posts contando sobre mais destinos na Costa Rica:

_____________________________________________________________________________________________________________

Aluguel de Carro:

Alugue seu carro mais barato pela RentalCars. O site faz a busca de várias locadoras de veículo, comparando preços e extras oferecidos. Pela minha experiência, os preços são realmente menores pela internet do que alugando presencialmente na própria locadora, então vale a pena. E alugando nesse link, o blog ganha uma simbólica comissão, mas você não paga nada a mais.

Seguro Saúde:

Item in-dis-pen-sá-vel  no planejamento de uma viagem. É daquelas coisas que a gente espera nunca precisar usar, mas que tem que ter “just in case”. Fiz uma parceria com a Real Seguros porque sempre uso e funciona super bem. Eles comparam o preço das seguradoras, assim você escolhe o melhor seguro de acordo com suas necessidades, e eles enviam a apólice super rapidinho. Se você reservar o seu seguro aqui, o blog ganha uma simbólica comissão, mas você não paga nada a mais.

_____________________________________________________________________________________________________________

O meu instagram é mari_veronez, para quem quiser seguir .

Beijinhos,

Mari Veronez