Ngorongoro - Dicas de viagem, saiba tudo. Como chegar, quando ir e como organizar o safári 13 maio • 2018

Safári na Tanzânia – Cratera de Ngorongoro

Uma vez na Tanzânia, a Cratera de Ngorongoro foi o meu primeiro destino turístico e primeiro contato com os animais selvagens da África. Eu estava muito ansiosa e com a expectativa altíssima por tudo que eu lia sobre o lugar. E realmente posso dizer que é estupendo, sensacional, incrível!

Eu fiquei tão hipnotizada desde que o carro parou no mirante, lá em cima nas bordas da cratera, que eu tenho um único arrependimento: não ter tirado fotos boas. Como vocês vão perceber nesse post, acabei não dando tanta atenção para esse item e posso afirmar que as fotos não transmitem nem 10% do que é esse lugar. Mas a parte boa é que eu aproveitei cada segundo desse safári e as melhores lembranças que podemos ter estão dentro da nossa memória.

Dicas e Roteiro de viagem Cratera de Ngorongoro - Safári
A Cratera de Ngorongoro vista antes da descida | Foto: Mari Veronez

Leia também o primeiro post que fiz sobre a Tanzânia, um guia completo com introdução sobre o país, dicas de viagem explicando como chegar, visto, vacina, costumes e todas as informações para ajudar no roteiro. Clique aqui.

 Todos os posts sobre a Tanzânia:

O LUGAR


Sem dúvida é uma das maiores atrações turísticas da Tanzânia. É um lugar fascinante que abriga muitos animais selvagens. Foi considerado por muitos a oitava maravilha do mundo e é hoje Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.

Dicas e Roteiro de viagem Cratera de Ngorongoro - Safári
Cratera de Ngorongoro | Foto: Mari Veronez
Dicas e Roteiro de viagem Cratera de Ngorongoro - Safári
Muitos animais na cratera | Foto: Mari Veronez

A Cratera de Ngorongoro é uma caldeira que fica dentro da Ngorongoro Conservation Area. Fica há mais ou menos 180km de distância de Arusha, entre Lake Manyara e o Serengeti National Park.

A Cratera era um enorme vulcão.  Diz-se que era tão grande ou até maior que o Monte Kilimanjaro – um dos maiores do mundo. Após uma enorme erupção, o pico da parte cônica do vulcão entrou em colapso, há aproximadamente 2,5 milhões de anos, formando essa enorme caldeira chamada de Ngorongoro Crater – ou Cratera de Ngorongoro.
Hoje é lar de praticamente todas as espécies presentes na África Oriental. É o maior “vulcão desmoronado” do mundo!!!

Dicas e Roteiro Cratera de Ngorongoro

Ngorongoro é enorme, com 260 Km² de área (mais de 19 Km de diâmetro), paredes de 600 metros de altura e mais ou menos 40.000 animais vivendo dentro dela. É a maior densidade de leões do mundo. Uma abundância de bichos que proporciona um excelente safári em qualquer época do ano. O lugar é simplesmente indescritível.

Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Leão majestoso – o primeiro que vi na viagem | Foto: Mari Veronez
Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Zebras e Gnus – Muito animais na cratera | Foto: Mari Veronez

Na Cratera de Ngorongoro ainda é possível ver o rinoceronte-negro, uma oportunidade raríssima. Essa espécie de rinoceronte está em extinção e existem 20 deles dentro da caldeira.

Dicas e Roteiro de viagem Cratera de Ngorongoro
Rinoceronte-negro | Foto: Wikipedia

O rinoceronte-negro sofreu um declínio enorme em sua população por conta de caças. Acreditava-se que o chifre do rinoceronte tinha propriedades medicinais e, por conta disso, a espécie foi 96% reduzida pelo ser humano.  Além disso, alguns outros fatores que aprendemos com nosso guia prejudicaram um pouco a espécie: a gestação de um rinoceronte-negro fêmea dura entre 15 e 16 meses. É um tempo enorme e isso dificulta a procriação da espécie. Eles também são extremamente solitários e não gostam de andar em grupo, como outros tipos de rhinos. Isso os torna mais vulneráveis para os predadores.

  • Informações sobre o Parque e Taxas:

Os portões do parque abrem bem cedinho, às 6h, e fecham às 18h. Existem duas estradas principais: Seneto, que só desce para a Cratera, e  Lerai, que só sobe. A Seneto fecha às 16h. Após esse horário, não é mais possível descer.

As taxas de visitação do parque são bem salgadinhas. Se estiver indo com uma operadora de turismo, se certifique se realmente todas elas estão incluídas para não ter surpresas. Caso vá por conta própria para um lodge, é quase certo que as taxas não estejam no valor da diária, então fique atento (a).

Taxa do Parque: U$70,80 por pessoa e por dia (entrada única. Se sair e entrar novamente em menos de 24h, paga de novo).

Taxa para descer à Cratera: U$295 por carro.

Eu tive que pagar essa taxa sozinha porque fiz um safári privado. Mas se você fizer os game drives com um hotel, é bem provável que eles estipulem um valor fixo por cada hóspede. O ideal é perguntar.

Taxa de desenvolvimento do Turismo: U$1,50 por pessoa e por dia.

Taxa de acampamento: se for acampamento público, o valor é U$47.20 por dia.  Já se for acampamento especial (os camps com mais estrutura, lodges e camps móveis) o valor é U$70,80. Aqui também vale perguntar. Se estiver com operadora de turismo, se certifique que essa taxa referente à sua hospedagem também está incluída. Se for para o hotel por conta própria e disserem estar incluído, eles precisarão te mandar esse documento, para que você comprove o pagamento ao entrar nos portões do parque.

Gorjeta: apesar de ser opcional, a cultura da gorjeta é forte na Tanzânia. O aconselhável é U$10,00 por dia e por pessoa para o guia do safári, pagos no fim da viagem. E para os hotéis, de U$10 a U$15 por dia e por pessoa. Se o game drive é oferecido pelo hotel, esse valor pode ser otimizado.

  • Visto:

Brasileiros necessitam obter o visto para visitar a Tanzânia. Mas ele pode ser tirado na chegada do país, direto no aeroporto. O valor do visto é de U$50,00 por pessoa.

  • Vacina:

A Tanzânia exige a vacina de Febre Amarela para brasileiros, portanto não esqueça de viajar com a sua Carteira Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). A CIVP é exigida para crianças acima de 1 ano de idade e para todos os viajantes que venham de lugares de risco ou que façam uma escala superior a 12 horas em um desses lugares.

>>>Leia esse post sobre a vacina de Febre Amarela e como retirar a Carteira Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)>>>

O país está em área de risco de malária, por isso a OMS recomenda a imunização e alguns cuidados para evitar a doença. Como a malária é transmitida através de picada de mosquito, não deixe de levar repelente. Dormir em lugares com mosquiteiro na cama também é fundamental. Fora alguns outros cuidados, como usar calça comprida e mangas longas em horários de maior incidência dos insetos (de manhã cedo e ao entardecer). E muito importante: consultar um médico antes da viagem para avaliar a necessidade de se imunizar com remédio.


QUANDO IR


Como eu disse acima, por se tratar de uma caldeira com muitos animais dentro, qualquer época vai propiciar um bom safári na Cratera de Ngorongoro.

Como é uma região de planalto, o clima é semiárido. Eu peguei um super friozinho de manhã e a noite, mas o dia foi quente e bem ensolarado. O ar é bem seco e durante a manhã e noite, chegou a fazer 8ºC.

>> Período da seca: de junho a outubro

Melhor época para ir porque chove menos e as temperaturas são mais amenas. Porém de junho a agosto é alta temporada, o que torna os preços bem mais altos. Fui em julho e posso confirmar isso (rs). Muito por conta das férias de verão do hemisfério norte, mas também porque é uma das melhores épocas para ver a migração dos animais no Serengeti.

>> Período de Monções: de novembro a maio

Esse é o período chuvoso. O mês que mais deve ser evitado é abril, pois é o que mais chove na região. Pelo que li, existe até a possibilidade do parque não abrir em períodos de muita chuva.

Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Dia lindo e ensolarado na cratera | Foto: Mari Veronez
Dicas e Roteiro de viagem Cratera de Ngorongoro - Safári
Dia lindo e ensolarado na cratera | Foto: Mari Veronez
Dicas e Roteiro de viagem Cratera de Ngorongoro - Safári
Fim de tarde e pôr do sol no hotel, com vista para montanhas e para a cratera (outro lado) | Foto: Mari Veronez

TRANSPORTE


COMO CHEGAR NA CRATERA DE NGORONGORO

No guia completo que escrevi sobre a Tanzânia, tem todas as dicas, inclusive como chegar no país. LEIA AQUI.

Não existe vôo direto para a Tanzânia. O mais recomendado é ir via Johanesburgo (África do Sul). De Johanesburgo, entenda qual a melhor logística para a sua viagem na Tanzânia, pois tem vôos para Dar es Salaam, Zanzibar, Arusha e o Aeroporto Internacional Kilimanjaro. Então tudo depende do seu roteiro no país.

Para chegar na Cratera de Ngorongoro, que fica no norte do país, é melhor que você voe para Arusha ou o aeroporto de Kilimanjaro. E de lá, há como ir para a Cratera de carro (aproximadamente 4 horas de viagem) ou de avião.

>>Pesquise aqui os vôos mais baratos para chegar na Tanzânia e também vôos internos:

 

A maioria das pessoas que fecha o safári com empresa de turismo já sai de Arusha no próprio carro do safári e faz o trecho por via fterrestre. Caso você opte por ir de avião, deverá voar para uma pista de pouso que fica em Lake Manyara e de lá ainda precisa viajar 1h30 até a Cratera de Ngorongoro (contratando um transfer). O vôo demora 20 minutos e custa em média U$115. Já os hotéis cobram em média U$250 por esse transfer Lake Manyara/Ngorongoro.

O que eu fiz: peguei um vôo de Johanesburgo para o Aeroporto Internacional Kilimanjaro (com escala em Nairóbi). Chegando no aeroporto, peguei um transfer até a cidade de Arusha (U$50) e pernoitei lá. No dia seguinte, às 6h, meu carro buscou no hotel e partimos para Ngorongoro no primeiro dia de nosso safári.


O QUE FAZER


Geralmente quem visita Ngorongoro está com uma operadora de turismo e já tem o safári e outras atividades organizados pela empresa. Eu recomendo muito que seja assim, ainda mais se você vai combinar a Cratera de Ngorongoro com outros parques da Tanzânia, porque é uma logística quase impossível muito difícil de acontecer sem esse suporte. Saiba que não é possível alugar um carro e desbravar por conta própria. O parque exige um guia licenciado, carro especializado e vários outros quesitos de segurança.

A única forma de não contratar uma agência é reservando um lodge ou hotel que ofereça os game drives (safáris) para hóspedes. Essa pode ser uma excelente opção se você não vai para vários outros parques. Para isso, você precisa contratar também com seu hotel de Ngorongoro um transfer de Arusha ou Moshi até ele.

Eu contratei uma operadora de turismo para fazer a Cratera de Ngorongoro e duas partes diferentes do Serengeti (Seronera e Kogatende). Como não encontrei um roteiro pronto exatamente como queria, contratei um safári privado. Tivemos um carro e um guia exclusivos por 5 dias nos levando nesses lugares previamente combinados. Mas eu tive uns problemas de logística com a empresa, então não irei recomendá-la para ninguém.

Recomendo que você pesquise operadoras com uma boa nota e boas avaliações no SafariBookings. Esse é o principal portal para pesquisa de pacotes, preços e todo o tipo de safari. Clique aqui:

  • Safári dentro da Cratera de Ngorongoro

Essa é a principal atividade para quem procura a área. Por todos os motivos que já listei acima, esse lugar proporciona um safári fenomenal.

O mais comum, até pelo valor das taxas do parque, é fazer apenas um dia de safári na cratera. Foi o que eu fiz, mas posso afirmar que é suficiente. Começando o safári bem cedinho de manhã, dá para curtir muito e ver bastante animais.

Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Hippo Pool | Foto: Mari Veronez
Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Gnus e elefante africano | Foto: Mari Veronez
Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Búfalo | Foto: Mari Veronez
Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Antílope Topi | Foto: Mari Veronez
Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Gnus e gazelas | Foto: Mari Veronez
Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Zebrinhas e ao fundo, a borda da cratera | Foto: Mari Veronez
Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Antílopes na cratera | Foto: Mari Veronez
Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Ave grou coroado | Foto: Mari Veronez
Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Chacal-de-dorso-negro | Foto: Mari Veronez

Saí de Arusha às 6h e fui direto para a cratera. Meu safári durou de 10h até aproximadamente 16h. Nossa empresa providenciou uma comida encomendada de Arusha que foi o nosso almoço. Paramos lá embaixo mesmo para almoçar durante o game drive. Tudo empacotadinho e bem prático para comer, já que por lá não é possível encontrar nada para comprar.

Fizemos o safári nesse carro abaixo. É obrigatório que seja um carro todo fechado, mas ele tem um teto que abre e é possível ficar em pé lá dentro, com uma super visão. É bem espaçoso no interior.  Diferente de outros parques da Tanzânia, a cratera tem estradas onde os carros obrigatoriamente tem que percorrer. Não é possível sair delas e nem ter mais de 5 carros próximos de um animal. Nem preciso dizer que matar animais é totalmente proibido aqui dentro, né? 🙂

Como chegar e o que fazer na Cratera Ngorongoro - Tanzânia
Nosso carro | Foto: Mari Veronez
Dicas e Roteiro de viagem Cratera de Ngorongoro - Safári
Estradas demarcadas dentro da Ngorongoro Crater | Foto: Wikimedia
  • Tribo Maasai

Além da cratera, na área de conservação é possível encontrar diversas tribos Maasai. Os Maasai são um grupo africano seminômade que ainda vivem de acordo com seus costumes antigos, preservando muitas de suas tradições.

Maasai Tribe Tanzania
Tribo Maasai | Foto: Dmitri Markine

Os Maasai vivem basicamente da pecuária e sua “riqueza” é medida pelo número de gado que possui. Como são seminômades, vivem em casas provisórias, construídas de esterco de vaca e barro. As mulheres só podem se casar uma única vez, mas os homens podem ter mais de uma mulher, se tiverem gado suficiente para o dote da nova esposa. Vivem de forma itinerantes por conta das necessidades de água e pasto para o gado. São encontrados na parte norte da Tanzânia e no Quênia e têm livre trânsito entre esses dois países.

Aproximadamente 42.000 Maasai vivem hoje dentro da área de conservação. Eles são autorizados a descerem na cratera em busca de água e alimento para seus animais, mas não podem morar lá e nem plantar e cultivar na cratera.

Não sei se é verdade, mas o nosso guia contou que, num passado recente, quando um homem da tribo pedia para casar com uma mulher, o pai da mulher só permitia o casamento caso o homem matasse um leão. Segundo eles, o leão é uma das maiores ameaças que a tribo enfrenta, já que vive no meio da savana. Por isso, o homem devia mostrar ter bravura e coragem para matar um leão e assim proteger sua esposa.

Nós acabamos optando por não visitar a tribo, achando que poderia ser, de certa forma, uma exploração turística. Não me senti bem no momento. Mas no fundo eu gostaria de ter visto de perto como vivem, sua cultura, sua forma tão peculiar de levar a vida. Caso tenha interesse, combine com seu guia em que momento ele pode fazer uma parada para a visita. Tem duas tribos na estrada a caminho do Serengeti e uma perto do Sopa Lodge. Eles cobram um valor para visitação e vendem alguns artesanatos no local.

Dica de Safári na Cratera Ngorongoro - Tanzania
Maasai nos recepcionando no hotel | Foto: Mari Veronez
  • Walking Tour:

Alguns lodges ou operadoras de turismo oferecem, de forma opcional, um passeio a pé pelas redondezas. Como a área de conservação é casa de milhares de animais selvagens, esse tour é feito em áreas bem específicas e também com o acompanhamento de um guia, que geralmente é integrante da tribo Maasai. Por isso ele já sabe exatamente onde ir e como proteger os visitantes caso surja alguma surpresa. Tour de aproximadamente 90 minutos.

  • Garganta de Olduvai:

Esse é um sítio arqueológico e paleontológico pré-histórico muito importante não só para a África como para o resto do mundo. É também chamado de berço da humanidade por apresentar evidências dos que seriam os nossos primeiros ancestrais. Nesse lugar foram encontrados fósseis de três tipos de hominídeos. Os mais antigos com cerca de 2 milhões de anos: os Homo habilis, os Australopithecus boisei e Homo erectus.

Além disso, foram encontradas junto com os fósseis evidências de ferramentas de pedra. Os fósseis e as ferramentas têm sido importantes no estudo e entendimento da evolução humana, além de ajudar a entender alguns fatores da sociedade atual, como alimentação e organização social.

Fica dentro da Ngorongoro Conservation Area, próximo ao caminho que liga a Cratera de Ngorongoro ao Serengeti. Nas proximidades da Garganta, tem um museu simples com algumas histórias sobre o local.

O que fazer em Ngorongoro - Tanzania - Dicas de viagem
Garganta de Olduvai | Foto: Wikimedia
  • Combinar com safári em outros Parques Nacionais:

Muitas pessoas combinam a visita à Cratera de Ngorongoro com safári em outros parques. Geralmente as próprias operadoras de turismo já oferecem esses pacotes que incluem, mais comumente, o Serengeti, o Tarangire ou o Lake Manyara National Park, já que todos esses são relativamente próximos, no norte do país.

Veja nesse post que fiz sobre a Tanzânia um resumo de cada um desses parques. CLIQUE AQUI.


ONDE COMER


Esse é um lugar onde você come basicamente no hotel em que você escolher. Primeiro porque não há nenhum lugar disponível na cratera para se comprar comida durante os safáris. E segundo que, mesmo a noite, não existe restaurante para ir jantar fora. Todas as refeições são feitas em sua hospedagem.

Por conta disso, a maioria dos hotéis é no sistema “all inclusive”, com todas as refeições incluídas. Alguns também com bebida no valor da diária.

Para esses hotéis all inclusive, o jantar é sempre servido no hotel. Para o café da manhã, a maioria deles permite você escolher tomar no próprio hotel ou levar para tomar no meio do safári. Já o almoço é empacotado e vai “para viajem”, pois você estará no meio da savana e fará uma parada para comer por lá mesmo. Se o seu camping ou hotel não é all inclusive, não deixe de encomendar um almoço, pois durante o dia é impossível encontrar qualquer lugar para comprar comida.

Por conta desse sistema, a escolha da sua hospedagem é muito importante. Pois ela vai interferir não só no seu conforto de estar bem instalado e confortável, mas como também na sua experiência gastronômica. Antes de escolher, eu li bastante review sobre a qualidade da comida oferecida pelos hotéis.


HOSPEDAGEM


 

ONDE FICAR NA CRATERA DE NGORONGORO

Existem duas opções para quem vai visitar a cratera de Ngorongoro: dormir em alguma hospedagem dentro dos portões do parque ou fora. Essa escolha afeta muito a logística da viagem. Entenda: para cada entrada no portão do parque, é preciso pagar uma taxa (e não é barato). E para seguir viagem para o Serengeti, é necessário obrigatoriamente passar por dentro da Ngorongoro Conservation Area. Então caso você escolha algum hotel fora dos portões, organize tudo para pagar a taxa de entrada uma única vez.

O melhor e mais luxuoso hotel dentro do parque é, sem dúvidas, o &Beyond, um sonho. Mas não é para meros mortais rs. Em baixa temporada, uma diária para o casal está custando mais de R$7.000, incluindo todas as refeições e o game drive, porém sem incluir as taxas de entrada no parque, que são bem altas também.

Mas a área de conservação oferece outros hotéis muito bons e mais acessíveis, apesar de a maioria ser um “alto investimento”. Tem também opção de acampamento para quem quer economizar e se aventurar mais.

Veja algumas sugestões:

Onde se hospedar na Cratera de Ngorongoro - Dica de viagem e safári
Neptune Ngorongoro | Foto: Booking

<<Reserve aqui o Neptuno Luxure Lodge>>


<<Reserve aqui o Serena Ngorongoro Safari Lodge>>


Onde se hospedar na Cratera de Ngorongoro - Dica de viagem e safári
Sopa Lodge | Foto: Booking

<<Reserve aqui o Sopa Lodge>>


A minha opção foi ficar em um hotel fora dos portões do parque, mas ainda assim muito muito perto, com uma vista incrível da cratera (de longe, claro) e de montanhas.  Escolhi o Oldeani Mountain Lodge porque o hotel é ma-ra-vi-lho-so, comparado ao nível do &Beyond,  e com um precinho bem mais em conta. Esse hotel inclusive é uma ótima base caso você vá visitar outros parques da região, como o Tarangire National Park e o Lake Manyara National Park.

A comida do hotel é simplesmente sensacional. Esse também é um hotel all inclusive, incluindo bebidas e alcóolicos, como vinho e cerveja. Tudo da melhor qualidade. Nosso jantar foi divino e até o almoço empacotado era bem gostoso. O quarto é um detalhe à parte. Muito luxuoso, com lareira, hidro (com vista), varanda e visual de tirar o fôlego. Realmente recomendo!

Onde se hospedar na Cratera de Ngorongoro - Dica de viagem e safári
Quarto incrível com visual wow | Foto: Booking
Dicas e Roteiro de viagem Cratera de Ngorongoro - Safári
Piscina deslumbrante | Foto: Mari Veronez
Dicas e Roteiro de viagem Cratera de Ngorongoro - Safári
Curtindo o visual | Foto: Mari Veronez

<<Reserve aqui o Ngorongoro Oldeani Mountain Lodge>>

Veja aqui outras opções de hospedagem na Ngorongoro Conservation Area.



Booking.com

_____________________________________________________________________________________________________________

Seguro Saúde:

Item indispensável  no planejamento de uma viagem. É daquelas coisas que a gente espera nunca precisar usar, mas que tem que ter “just in case”. Fiz uma parceria com a Real Seguros porque sempre uso e funciona super bem. Eles comparam o preço das seguradoras, assim você escolhe o melhor seguro de acordo com suas necessidades, e eles enviam a apólice super rapidinho. Se você reservar o seu seguro aqui, o blog ganha uma simbólica comissão, mas você não paga nada a mais.

_____________________________________________________________________________________________________________

 
 Veja aqui todos os posts que fiz sobre a Tanzânia:

Qualquer dúvida ou sugestão, só deixar mensagem no campo de comentário abaixo.

Meu instagram é mari_veronez.

Bjs.